Logo IFRJ

1ª Semana Acadêmica do campus Avançado Resende

Turismo, Segurança e Sustentabilidade em foco

 

O campus Avançado Resende realizou, nos dias 09, 10 e 11 de maio, a 1ª Semana Acadêmica – Segurança, Turismo e Responsabilidade Socioambiental da unidade. O evento foi aberto à comunidade interna e externa, e teve como objetivo oferecer aos visitantes conhecimento técnico-científico nas áreas de Turismo e Segurança do Trabalho, com foco na responsabilidade socioambiental.

 

Durante os três dias de evento foram oferecidas oficinas à tarde, além de palestras e mesas-redondas na parte da noite. Entre as atividades propostas nas oficinas, estavam: Arte Sacra, Introdução ao Xadrez, Amarração de Turbantes, Fotografia, Poesia, Instrumentação ao Xadrez, Instrumentação de Higiene Ocupacional e Astronomia.

           

 

O primeiro dia da Semana Acadêmica contou com a participação do pró-reitor de Extensão, Francisco Sobral, para a conferência de abertura, realizada à noite. No segundo dia, duas atividades foram realizadas concomitantemente: uma sobre Patrimônio Histórico e Cultura Regional, e outra sobre Atualizações das Normas de Espaço Confinado. Já no terceiro e último dia, uma mesa-redonda sobre Turismo de Aventura e outra sobre as Perspectivas para o mercado de trabalho em tempos de crise foram realizadas.

           

Para a diretora-geral do campus, Alda Maria Coimbra, as semanas acadêmicas possibilitam a construção do conhecimento e o compartilhamento de ideias. Além disso, ela destacou a importância do evento para a comunidade: “Esta 1ª Semana Acadêmica do campus Avançado Resende é também um momento de confraternização e comemoração para todos os envolvidos, pois é o primeiro evento desse tipo de muitos que ainda vão compor a trajetória acadêmica do CRES”.          

           

A diretora de Ensino, Soraya Rodrigues, comentou que o evento foi um presente para a população de Resende e que eventos como esse fazem a diferença no processo de desenvolvimento educacional da cidade: “Acredito que todos ganharam com a atividade proposta”. Em concordância com a diretora, Rafael do Nascimento, coordenador de Extensão, agradeceu a todos que ajudaram na construção e realização do evento, e aos que contribuíram coletivamente a partir das trocas de conhecimento: “Acreditamos que todo contato entre seres humanos seja um ato pedagógico, assim, esperamos que as atividades possam ter contribuído no processo formativo, compondo uma teia social mais fraterna, consciente e humana", finalizou.

           

 

Além das oficinas, palestras e mesas-redondas, o evento contou, todas as noites, com atividades como roda de capoeira e jongo; apresentação do grupo de rap da região, Substrato Mc’s; além de um sarau de poesia com exposição fotográfica ao som do grupo Los Pavesinos. Foram também oferecidos coffee break durante a abertura do evento, e guloseimas e café durante a realização das oficinas.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS