Logo IFRJ

1º dia da Astronomia

exposição de astrofotografia

Com o objetivo de divulgar a astronomia para os alunos, docentes e servidores da unidade e, ainda, para o público em geral interessado em assuntos relacionados ao Universo, o curso de Licenciatura em Física do campus Volta Redonda realizou o 1º Dia da Astronomia, no dia 14 de novembro.

O tema escolhido como centro da atividade foi "Exoplanetas". Os Exoplanetas são planetas que orbitam outras estrelas que não sejam o Sol. “O tema é bastante interessante e atual, pois coloca em discussão a questão sobre a existência de zonas habitáveis, onde seria possível a existência de vida”, contou Aline Mota, professora de Física da unidade. Aline participou da organização do evento, juntamente com Marco Aurélio do Espírito Santo e Wagner Balthazar, também professores de Física.

Na parte da manhã, o campus recebeu alunos do 2º e 3º ano do Colégio Estadual Barão de Mauá e crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Marlene Mendes de Castro, ambos de Volta Redonda, que fizeram observações no telescópio e conheceram o Planetário Digital da unidade.

Na parte de tarde foram realizadas oficinas e minicursos. As oficinas tiveram como temas “Desenhando as órbitas dos planetas de olhos fechados” e “Lançamento de Foguetes”, ministradas por alunos do curso de Licenciatura em Física; e “Astrofotografia”, dada pelo astrofotógrafo Leonardo Pires, de Porto Real, que também expôs suas fotografias no evento. Os minicursos, também ministrados pelos alunos, foram: “Desvendando o Sistema Solar: uma viagem cósmica” e “Exoplanetas: uma viagem além do sistema solar”.

Na abertura oficial do evento foi realizada uma palestra com Gabriel Hickel, professor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e astrônomo no Laboratório Nacional de Astrofísica, falando sobre as atmosferas de exoplanetas. Como encerramento, o professor do campus Rio de Janeiro Gustavo Pinheiro realizou a palestra intitulada “Astrofísica Relativística: Objetos compactos e Ondas Gravitacionais”. 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS