Logo IFRJ

1º workshop de Gestão Ambiental

 

O auditório do campus Rio de Janeiro recebeu, nos dias 25 e 26 de abril de 2017, o 1º workshop do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental. O evento apresentou diversos debates sobre o tema.

 

A mesa de abertura contou com a presença do reitor do IFRJ, professor Paulo Assis; a diretora-geral do campus, Florinda Cersósimo; a coordenadora do curso de Gestão Ambiental, Simone Lorena de Souza e o organizador do evento; Gustavo Simas.

 

O reitor incentivou os estudantes e esclareceu o objetivo do curso. “Que o ensino seja sustentável e que a gestão ambiental seja sustentável em todos os aspectos. Esse é o nosso compromisso com vocês", declarou. Já a diretora do campus destacou que o workshop é fruto de um amadurecimento. “Tenho certeza que daqui sairão muitas questões que nos ajudarão a fazer com que o nosso curso seja modificado de forma a nos trazer para a nova realidade”.

 

 

A primeira mesa, realizada no dia 25 de abril e intitulada “Políticas públicas e seus impactos sobre o Meio Ambiente”, contou com a palestra da professora de Cartografia, Carla Santi, que abordou detalhes sobre o curso de Gestão Ambiental e os trabalhos de conclusão de curso. Na última mesa do dia, nomeada "Tecnologias aplicadas ao Meio Ambiente", foram debatidas as tecnologias aplicadas ao meio ambiente.

 

No dia 26, mais quatro palestras foram realizadas abordando assuntos como a inserção no mercado de trabalho, os cursos de meio ambiente do IFRJ e suas ementas, além da formação de gestores ambientais.

 

O professor de Auditoria Ambiental e de Biologia, Gustavo Simas, disse estar feliz com a presença dos alunos e professores, e afirmou que eventos como o workshop são importantes. “Ainda não há outro workshop agendado, mas, há a possibilidade de esse sobre Gestão Ambiental se repetir aqui no campus Rio de Janeiro ou em outros campi”, disse. Ele acrescentou que o maior objetivo do evento foi ajudar os estudantes a resolverem as dúvidas e inquietações. “Queremos que eles sejam bem informados, que tenham empregabilidade e que o curso contribua de maneira bem produtiva para isso”, explicou.

 

  O público ficou satisfeito e animado com o workshop. Para o aluno do 1º período de Gestão Ambiental da FAETERJ Paracambi, Lucas de Souza, o evento esclareceu diversas dúvidas. “As palestras me deram mais noção sobre o curso pois estive em contato com pessoas mais experientes e que já sabiam como ele funcionava. Vir hoje foi a melhor coisa que fiz, me rendeu bons resultados”, contou.

 

A aluna de Gestão Ambiental do 3º período do campus Rio de Janeiro, Tatiana Lourenço, ficou feliz com a presença de profissionais de áreas distintas. Ela acredita que pontos de vista diferentes agregam boas informações aos alunos. “Essa é uma das coisas que mais gosto nesse curso. Dentro dele temos possibilidades em Química, Direito, entre outros. Isso foi muito importante para escolher o que eu queria seguir especificamente”, declarou.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS