2ª Tarde de Alimentos no campus Rio de Janeiro

O campus Rio de Janeiro realizou, no dia 05 de maio, a 2ª Tarde de Alimentos. O evento promoveu diversas palestras de alunos, ex-alunos, professores, representantes de empresas da área alimentícia, e foi organizado pela Coordenação do Curso Técnico de Alimentos.

A mesa de abertura contou com a presença da diretora-geral do campus, Florinda Cersósimo; do diretor de Extensão, Pesquisa e Inovação do campus, Clenilson Souza; do pró-reitor de Extensão, Francisco Sobral; e da coordenadora Geral de Integração Escola-Empresa, Edméa Teixeira.

Na abertura, Florinda falou para os alunos que o evento era o momento deles tirarem dúvidas, pois podiam contar com o conhecimento e a experiência dos palestrantes convidados. “Reconheçam a importância e o papel deste curso dentro da instituição, no mercado de trabalho e na formação de vocês”, aconselhou.

O diretor Clenilson lembrou de como foi feita a ideia da Tarde de Alimentos. “Queria agradecer a coordenação do curso que acreditou na proposta da direção de realizar um evento temático”.

Após a mesa de abertura, a coordenadora do curso de Alimentos, Janaína Nascimento, e o vice-coordenador, Fabio Macedo, apresentaram a grade do curso. Posteriormente, alunos e ex-alunos contaram suas experiências com monitoria, iniciação científica e o mercado de trabalho. Houve ainda palestras com representantes das empresas “Brownie do Luiz” e “Hortifruti”, além da participação da responsável pela marca “Guaraí”. No final do dia, foram realizadas a degustação comentada, a gincana temática, e um quiz com diversas perguntas sobre a área de alimentos com brindes para quem acertasse as respostas.

Janaína contou que a expectativa com o evento era a de que os alunos se integrassem com o curso e com o mercado de trabalho. “Queremos mostrar quais são as habilidades que eles vão adquirir e o campo de trabalho deles quando saírem daqui”, destacou. O vice-coordenador Fábio disse que espera uma próxima edição da Tarde de Alimentos. “Não temos a data ainda mas, pela filosofia da coordenação de alimentos, outros eventos como esse devem ser realizados”.

O aluno do 5º período de Alimentos, Pedro Lucas Castro, acredita que todos os cursos deveriam organizar mais ações como a Tarde de Alimentos. “Além de informar os estudantes, esse evento é uma forma de abrir os horizontes de alguém que está entrando, de alguém que já está aqui e não sabe o que vai fazer ou o de quem não se identifica ainda”, opinou.

Já a estudante do 4º período do mesmo curso, Giovana de Oliveira, considera que a vinda de ex-alunos incentiva os atuais estudantes a continuarem.  “Quando eles contam suas histórias e experiências você vê que dá certo, que é possível fazer o curso e conseguir trabalhar”, declarou.