Aluna do IFRJ é aprovada na Universidade de Coimbra

Apaixonada por objetos e lugares antigos, a estudante Marinara Taveira, recém-formada no curso técnico em Biotecnologia, do campus Rio de Janeiro, está prestes a alcançar o sonho que sempre teve: morar na Europa. Marinara foi aprovada na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.

A estudante passou em primeiro lugar em Biologia e em segundo lugar para graduação em Farmácia, que foi a sua escolha, pois se assemelha à grade curricular do curso em Biotecnologia que fez no IFRJ.

Apesar disso, seu objetivo é fazer Medicina e espera conseguir trocar quando chegar lá. “Ano que vem pretendo fazer o CNA, uma espécie de Enem de Portugal, já que não é possível conseguir vaga para essa área pela prova daqui”, explica.

A ex-aluna do IFRJ pesquisava desde 2011 sobre a Universidade de Coimbra, e, embora não tenha sido sua primeira opção, acredita que é perfeita para ela: “A instituição existe desde o século XIII e é da mesma época da formação do Estado português. Além disso, ela é excelente academicamente e me impressiona quão antiga e linda é”, contou.

Quando recebeu o resultado, a jovem estava no laboratório de genética molecular da escola onde fazia estágio. Uma amiga emprestou o celular para ver se havia conseguido passar. Quando soube de sua aprovação, não conseguiu conter a felicidade: “Saí gritando e falando para todo mundo. Eu tinha aula extra naquele dia, mas a professora quase não conseguiu dar aula, porque contei para todos da sala e eles queriam saber mais”, relembrou.

A estudante vai mudar no dia 28 de agosto e já está organizando os preparativos. Ela espera uma experiência totalmente nova e almeja conseguir um estágio assim que possível. No entanto, Marinara não irá sozinha. Ela terá a companhia da irmã, Marimar, que vai estudar Engenharia de Produção no Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).  “Apesar de sempre querer morar sozinha, estou animada para ir com minha irmã, pois é bom ter um rosto conhecido por perto, além de dividir as responsabilidades e bons momentos”, completou.