Aluna de Jogos Digitais do IFRJ participa de programa da TV Futura

O programa "Conexão", veiculado pelo canal TV Futura, dedicou sua última edição ao mercado independente de jogos digitais no Brasil. Para falar sobre o assunto, foram convidadas ao estúdio a diretora do festival "Rio Indie Games", Mércia Britto e a desenvolvedora Anny Sousa, aluna do quinto período do curso superior de Tecnologia em Jogos Digitais do campus Eng. Paulo de Frontin do IFRJ.

Além de falar sobre o mercado e o curso, Anny apresentou o jogo que desenvolveu como trabalho de conclusão do terceiro período (TCP) intitulado “Piratas do Calibre”. O programa exibiu o gameplay (vídeo de demonstração) do jogo enquanto a aluna explicou como foi possível executar, com o trabalho em equipe, um videogame multiplayer - para vários jogadores - online sem nenhum investimento, utilizando apenas recursos gratuitos.

Anny mencionou também a importância das disciplinas e projetos de Extensão de Empreendedorismo, além da instalação da Incubadora de Jogos Digitais no campus Eng. Paulo de Frontin, ações que, segundo ela, aproximam os estudantes do mercado profissional.

O gerente geral da "Brasil Game Show" (BGS) Renan Barreto, participou do programa por meio de transmissão via internet e falou sobre o aumento da presença de desenvolvedores independentes e de mulheres na maior feira de games da América Latina.

Também foi pauta da conversa a divulgação da cultura brasileira através dos games, com a inclusão de elementos da história e folclore do Brasil nos jogos nacionais e, como exemplo, foi citado outro game de um TCP do IFRJ, o “Desertores da Colônia”.

Essa edição do Conexão foi ao ar no dia 13 de março de 2017 na televisão por assinatura e parabólica digital mas também está disponível gratuitamente para assistir na íntegra no Futura Play.