Alunas do campus São Gonçalo se destacam na FEBRACE

Alunas na frente do banner da pesquisa, durante a apresentação na Febrace

As alunas do campus São Gonçalo do IFRJ Katthelyn Cristina Santos e Raquel Cordeiro, do 8º período do curso Técnico em Química e bolsistas do projeto de pesquisa "Cotas e meritocracia: refletindo sobre o significado das políticas de ações afirmativas numa escola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica", apresentaram os resultados da pesquisa, realizada em 2016, na “15ª FEBRACE - Feira Brasileira de Ciência e Engenharia”, que ocorreu entre os dias 20 e 24 de março de 2017 na Universidade de São Paulo (USP).

As estudantes tiveram o trabalho duplamente premiado na “VI COTUCA – Mostra de Trabalhos dos Cursos Técnicos”, realizado no Colégio Técnico da UNICAMP (COTUCA) em Campinas, São Paulo, no dia 07 de outubro de 2016. No evento, as alunas ganharam o primeiro lugar na categoria “Ciências Humanas” e no “Prêmio ABRIC – Destaque de Iniciação Científica”, além de serem indicadas pela organização para se apresentaram na 15ª FEBRACE.

O primeiro dia da 15ª FEBRACE foi reservado para o credenciamento e para a entrega de documentos e, o último, para a cerimônia de premiação. Já os resultados da pesquisa foram apresentados durante três dias consecutivos do evento, das 8h30 às 19h, sendo na manhã para os avaliadores e a imprensa e, na parte da tarde até à noite, para os avaliadores e público em geral.

De acordo com as alunas, o evento foi bastante cansativo e também gratificante, pois essa foi a primeira vez que o projeto de pesquisa foi apresentado por elas com uma extensa carga horária. Ainda segundo as discentes, as pessoas faziam fila para conhecer o projeto de pesquisa delas.

O professor de Sociologia do campus São Gonçalo e orientador do projeto, Ricardo Cesar Rocha, afirmou que as meninas representaram o IFRJ com competência, uma vez que demonstraram domínio teórico da temática pesquisada. Além disso, para ele, elas conseguiram defender seus pontos de vista ao debaterem com alguns docentes e discentes contrários ao sistema de cotas.

As alunas e o orientador ressaltaram a importância da experiência provinda do evento e agradeceram à direção do campus pela oportunidade proporcionada que, no fim, viabilizou a participação da dupla com o projeto na FEBRACE.