Alunos do campus Paracambi são medalhistas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

alunos medalhistas e professoras posando para foto

Na foto: Alunos medalhistas (no meio) e seus professores

Estudantes do Ensino Médio e Técnico do campus Paracambi conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). A competição, realizada por meio de aplicação de provas e que envolveu alunos do primeiro e segundo anos da escola, foi dividida em duas fases, em agosto e outubro do ano passado.

Gustavo Durade, aluno do 2º ano do curso de Eletrotécnica, ganhou uma medalha de ouro. Para ele, participar da OBFEP foi um grande desafio. “Estar ao lado de pessoas muito boas sem dúvida me deu ânimo e um sentimento gratificante de fazer parte daquele meio”, disse. “Na época em que fiz a prova, estava estudando muito. Foi uma verdadeira superação para comigo mesmo, que me fez acreditar ainda mais que vale a pena o esforço por algo que eu goste”, afirmou.

Para Guilherme Maranduba, também aluno do 2º ano do curso de Eletrotécnica, conquistar uma medalha de bronze foi um motivo de orgulho. “Fiquei muito feliz quando soube. Pretendo me formar na área, pois gosto bastante da disciplina”, disse Guilherme. “Essa foi uma experiência muito boa e com certeza irei participar das próximas Olímpiadas e tentar alcançar a famosa medalha de ouro.”

Aplicação de prova da segunda fase

Alunos contaram com apoio de professores de Física

No campus, os alunos contaram com o apoio dos professores Elicardo Gonçalves, Leandro Pereira, Rafael Dutra e Douglas Ferreira, que também ficou responsável por coordenar os processos de inscrições e de aplicação das provas. Douglas diz que todo o percurso foi gratificante, tanto para os alunos quanto para professores e o campus.

“Cabe ressaltar que nossa unidade conquistou a única medalha de ouro do 2º ano em todo o estado do Rio de Janeiro. Foram dez medalhas para todo o Brasil e a única do Rio foi de nosso campus”, ressaltou o professor.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As provas ocorrem em todo o Brasil e são destinadas exclusivamente a estudantes do Ensino Médio e do último ano do Ensino Fundamental (9º ano) de Escolas Públicas.