Alunos do Cmae participam de atividade no campus Eng. Paulo de Frontin

Visitantes e idealizadores do projeto posam para foto na frente do prédio do campus

Um grupo de alunos do Centro Municipal de Atendimento Especializado Desembargador Raul Camargo (Cmae) participou, no dia 04/07, de uma atividade pedagógica em um dos laboratórios do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin. Os estudantes fizeram parte de uma atividade de letramento digital por meio do jogo "As aventuras de IFinho".

De acordo com o coordenador da atividade, orientador do projeto e diretor de Ensino do campus, Ricardo Esteves Kneipp, a proposta é criar ferramentas lúdicas (jogos digitais) que possibilitem aos docentes que trabalham especificamente com Transtorno do Espectro Autista (TEA), novos instrumentos que tornem o processo ensino aprendizagem prazeroso e funcional.

Segundo a diretora-geral do Cemae, Vivian Vilas Gomes, que acompanhou toda atividade, o letramento digital é essencial. Ela avalia que os jogos digitais produzidos pelo campus ajudaram muito no trabalho de sua equipe, inclusive por muitos deles não possuírem computadores em casa, classificando essa oportunidade como incrível. De acordo com Vivian, participaram da atividade alunos da faixa etária entre 8 e 16 anos. A diretora-geral do Cemae explicou, ainda, que o Centro Municipal também atende alunos autistas, deficientes intelectuais, estudantes com síndrome de Down, entre outros.

Aluno do Cmae jogando jogo no computador

Para o diretor-geral do IFRJ campus Eng. Paulo de Frontin, Rodney Albuquerque, esta é uma iniciativa que envolve a pesquisa e a extensão e que faz valer a pena todo o trabalho que é realizado: “A experiência é muito gratificante”, afirmou.

O Jogo "As Aventuras de Ifinho" é o resultado do projeto de pesquisa "Gamificando o TDAH e a Dislexia", realizado dentro do IFRJ Campus Eng. Paulo de Frontin. A ideia é unir minigames que estimulam o aprendizado e uma temática voltada para o público infantil. No jogo, o usuário assume o papel de Ifinho, um menino que quer ajudar a manter a ilha onde mora livre de problemas, como queimadas e caça de animais.

Para saber mais sobre o projeto, assista ao teaser através do canal no YouTube. Se quiser testar o jogo em seu celular ou tablet com Android, é possível fazer o download na Google Play Store