Alunos do PROEJA marcam presença em eventos locais e internacionais

alunos do PROEJA

Após os participantes do II Encontro de Jovens e Adultos (EJA) assistirem o espetáculo “Minha História – uma releitura da canção de João do Vale”, foi a vez dos estudantes do ensino médio noturno, do CIEP 131 Professora Armanda Álvaro Alberto, prestigiarem a apresentação, no dia 31 de outubro, em Nilópolis.  A peça fez parte do 1° Seminário da Consciência Negra, que foi realizado na própria escola localizada no bairro Jardim Leal, em Duque de Caxias, no dia 23 de novembro.

O espetáculo também foi apresentado no primeiro dia do I Colóquio Internacional Aprendizados ao Longo da Vida, realizado nos dias 27 e 28 de novembro, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O evento teve a organização do Grupo de Pesquisa “Aprendizados ao Longo da Vida: sujeitos, políticas e processos educacionais”, coordenado pela professora da UERJ Jane Paiva e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da mesma universidade. O Colóquio reuniu pesquisadores que estudam o campo da EJA, oriundos de programas de Pós-graduação de diversos estados brasileiros e de países da América Latina e Europa.

O espetáculo “Minha História – uma releitura da canção de João do Vale” é uma esquete criado pelos estudantes do 1º período do curso de Manutenção e Suporte em Informática (MSI)/PROEJA do campus Duque de Caxias, a partir da composição homônima de João do Vale e Raimundo Evangelista. A peça apresenta situações do cotidiano que remetem à persistência, evasão escolar, solidariedade, tristezas e alegrias. Todos esses sentimentos, ações e situações se entrelaçam na mensagem da canção e na relação entre escola e o público da modalidade EJA, causando reflexões sobre a função da educação na sociedade. A esquete teve direção-geral dos docentes do curso MSI/PROEJA da unidade, Juliana Cavassin, e Jupter de Abreu Júnior.