Apoio e inclusão da LIBRAS em Mesquita

Com o objetivo de difundir e apoiar o ensino da Língua Brasileira de Sinais no IFRJ, o campus Avançado Mesquita realizou a aula inaugural do primeiro curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) da LIBRAS na unidade, no dia 08 de maio. A metodologia das aulas é elaborada pela professora, tradutora e intérprete da língua, Débora Ricio.

O curso possui carga horária de 160 horas, 40 alunos, acontece todas as segundas-feiras e possui previsão de término para setembro de 2017.

No início do evento, a diretora de Ensino Maylta Brandão, deu boas-vindas aos novos alunos e frisou a importância social do curso e do dever que a sociedade tem em se deixar despertar para o conhecimento do surdo e da sua língua, promovendo assim a acessibilidade e a inclusão bilíngue.

O tradutor e intérprete de LIBRAS do campus Niterói, Carlos Hilton, ministrou a palestra “Deficiência não: Diversidade Funcional”. O objetivo foi explicar como os educadores podem promover o discurso de diversidade funcional, e anular o termo “deficiente”, que é visto como pejorativo.

Ao fim, a intérprete Débora abordou as primeiras introduções para o conhecimento da LIBRAS com um debate acolhedor. “A promoção do curso FIC da LIBRAS é um grande avanço para a integração do surdo, além do cumprimento das leis da LIBRAS no IFRJ”, explicou.

Os alunos ainda participaram de um coffee break promovido pela direção de Ensino para festejar o início do novo processo de aprendizagem.