Logo IFRJ

Apresentação

 

 

 

O início das atividades do Campus no município de Arraial do Cabo data do mês de dezembro de 2005, ainda como Núcleo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (CEFETEQ). Em 2006, ofertou-se o Curso Técnico em Logística Ambiental, na modalidade concomitante/subsequente, num espaço cedido no Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar, tendo a sua primeira turma formada em 2007.

Com o advento da Lei Federal nº 11892/2008, que instituiu a Rede Federal, nossa Instituição passou a se chamar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Em 2008, o IFRJ, em Arraial do Cabo, transferiu-se para as dependências da Escola Municipal João Torres.

Em 2010, já com o status de “Campus Avançado”, o IFRJ passou a ocupar as dependências da Escola Municipal Yone Nogueira, na Rua José Pinto de Macedo, s/nº, Prainha, seu atual endereço, mediante cessão do espaço feita pela Prefeitura local. A meta era a criação de cursos técnicos integrados.

Em 2013, o IFRJ de Arraial do Cabo ganhou o status pleno de Campus e, a partir de 2017, de unidade gestora, possuindo um quadro de servidores técnicos administrativos e educacionais qualificados, que dão suporte à gestão.

Seguindo os preceitos da Instituição, o Campus se dedica a cumprir a missão institucional dos Institutos Federais: Ensino, Pesquisa e Extensão. Sua equipe de ensino é composta por mestres e doutores, oferecendo educação de qualidade à população da Região dos Lagos. Em termos de pesquisa, destacam-se os programas de bolsas e fomentos à iniciação científica.

O Campus possui diversos laboratórios: Química, Física, Educação Física, Ciências Ambientais e Humanidades, bem como diversos laboratórios da área de Informática (Hardware, Software, Pesquisa, Redes) e um da Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino. O Campus conta também com uma Biblioteca, que recebeu o nome, por meio de concurso, do ilustre memorialista cabista Reinaldo Martins Fialho.

O Campus conta, ademais, com núcleos de atividade inclusiva, como o NAPNE (Núcleo deApoio a Pessoas com Necessidades Especiais),o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) e o NUGED (Núcleo de Gênero e Diversidade). Priorizam-se, igualmente, a cultura e a extensão,por meio de iniciativas tais como Semana Acadêmica, IFRJ de Portas Abertas, Curso de Libras, Conversação em Língua Inglesa e o Grupo de Teatro Vida Viva.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS