Artigo de professor e aluna do IFRJ é publicado na revista acadêmica Physics Education

print do jogo Spies

O professor de Física do campus Volta Redonda, Paulo Victor Santos, junto a Letícia Paes, aluna do curso de Licenciatura em Física da unidade e Daniel Girardi, professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), publicou um artigo na revista acadêmica Physics Education, onde apresentou um jogo educacional para o ensino de Física chamado Spies.

O game é baseado em um popular jogo de tabuleiro chamado “Codinomes”. Paulo Victor explicou que Spies é uma ferramenta útil para promover o engajamento dos estudantes do ensino médio. “No jogo, duas equipes se enfrentam tentando usar seus conhecimentos de física para tentar pontuar e finalmente ganhar. Além disso, o jogo é prático porque é rápido e requer pouquíssimos recursos físicos e, ainda, é adaptável às mais diversas realidades escolares”, falou. “O jogo foi sistematicamente testado em formato piloto com turmas do ensino médio técnico do campus Volta Redonda e os resultados foram absolutamente satisfatórios”, concluiu o professor.

Para acessar o artigo, clique aqui.