Aula Inaugural do Ensino Médio, Reformas Sociais e suas Consequências

Reformas Sociais e suas Consequências foi o tema da aula inaugural do ensino Médio Técnico, organizada pelo Colegiado de Humanidades e realizada no campus Nilópolis no dia 18 de setembro. A aula foi ministrada por Carlos Jardel, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE.

Com o auditório cheio, o economista desmitificou os pré conceitos em relação à economia, que, na sua avaliação, não é tão complicada quanto as pessoas imaginam. Para ele, a economia está presente em nosso dia a dia e o que falta é um olhar mais atencioso para essa questão. Carlos falou sobre a antiga e a atual situação da economia no Brasil em referência ao resto do mundo. “O futuro sempre será incerto. Mas o incerto, para a maioria das pessoas, é o presente”, disse, em relação a desigualdade social no país.

Ao final, uma sessão de debate foi aberta para todos os presentes, e nela, Ives Moura, aluno do 4°período de Química, se destacou ao falar sobre a relação entre a política e a economia, e a influência dos políticos e grandes empresários em todos os movimentos econômicos do Brasil.

O professor de biologia Léo Silvestre disse que a palestra foi muito importante para os alunos. “Por causa do grande uso da internet pelos jovens, eles estão acostumados a ver coisas especulativas, sem fonte confiável. Então, essa vivência, é muito mais construtiva para eles”, explicou o professor.