Logo IFRJ

“O baile tá uma uva!”

rappers se apresentando

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) organizou um baile charme para os alunos do campus Paracambi. A intenção do evento, que foi realizado no dia 11 de setembro, foi de exaltar a cultura musical e a dança dos bailes. Para entrar no “NEABI no ritmo do Charme” os alunos fizeram a doação de 1kg de alimento não perecível ou um kit de higiene.

O baile recebeu os dançarinos Gil Pac; Rômulo Costa; Hérica Bey; Ivan Luiz; e os rappers Kall FBX, Léo da XIII e o Dj Buzina. Gilmar dos Santos, mais conhecido como Gil Pac, trabalha na segurança terceirizada do instituto há três anos e inspirou o NEABI a realizar o evento. Frequentador dos bailes charme há 28 anos, conduziu o baile em Paracambi e falou para os alunos alguns fundamentos do charme.

“O que me motivou a participar do evento foi poder ser útil em colaborar na formação cultural dos alunos, porque ao meu ver, as maiores contribuições do negro no Brasil e no mundo, entre outras coisas, são a música e a dança”, afirmou Gil Pac.

A origem desta festa remete aos bailes de soul e funk dos anos 1970 e consiste em um movimento popular e cultural, que propõe um resgate da identidade negra através das danças, músicas, roupas e da disseminação de valores de respeito ao próximo e diversão. No Rio de Janeiro, edições do baile no bairro de Madureira, já completam 27 anos.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS