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Cursos FIC - Formação Inicial e Continuada

ACESSÓRIOS DE MODA

Projeto Pedagógico | Matriz Curricular

OBJETIVO GERAL

Promover a qualificação profissional inicial na área de acessórios de moda a partir dos princípios da sustentabilidade e da identidade sociocultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Relacionar os conceitos e processos do Ecodesign ao desenvolvimento dos acessórios de Moda;

2. Promover a reflexão sobre a interface entre os aspectos culturais, identitários e o desenvolvimento sustentável dos acessórios de moda;

3. Fomentar o desenvolvimento da criatividade, da inovação e do empreendedorismo, com vistas ao desenvolvimento sustentável;

4. Possibilitar a conexão de diferentes saberes construídos na vivência do mundo do trabalho e no âmbito do próprio curso, por meio do desenvolvimento de projeto integrador;

5. Difundir técnicas sustentáveis e de reuso de matérias-primas no desenvolvimento e na produção de acessórios de moda.

ADEREÇOS DE CARNAVAL

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OBJETIVO GERAL

Promover a qualificação profissional inicial para o desenvolvimento de adereços de carnaval a partir dos princípios da sustentabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Introduzir a história do Carnaval junto aos seus principais conceitos e personagens no que tange a estética dos figurinos e cenografia;

2. Promover a reflexão sobre a interface entre os aspectos culturais e identitários junto ao desenvolvimento de adereços de carnaval;

3. Fomentar o desenvolvimento da criatividade e da inovação aplicadas aos adereços de carnaval;

4. Possibilitar a experimentação de matérias-primas na produção e customização de adereços de carnaval;

5. Fomentar o reuso de materiais na confecção de adereços de carnaval;

6. Estimular atitudes empreendedoras no segmento do carnaval.

BLOGUEIROS DE MODA

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OBJETIVO GERAL

Desenvolver a escrita criativa para diferentes mídias relacionadas à cultura da Moda.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer a Cultura de Moda incluindo os conceitos e o histórico da Indumentária e da Moda;

2. Identificar os principais estilos narrativos;

3. Analisar os diversos usos e interfaces de comunicação das mídias;

4. Empregar os conhecimentos básicos de Escrita criativa no contexto da Moda;

5. Aplicar os diferentes estilos narrativos às mídias de Moda;

6. Utilizar plataformas, redes sociais e ambientes virtuais como forma de acesso e produção de escrita criativa em mídias de moda.

7. Possibilitar a conexão de diferentes saberes construídos na vivência do mundo do trabalho e no âmbito do próprio curso, por meio de projetos.

EDUCAÇÃO, DESIGN E ACESSIBILIDADE UNIVERSAL

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OBJETIVO GERAL

Discutir a educação inclusiva, a acessibilidade e o design universal, problematizando a inclusão social como forma de educação holística para auxiliar na construção cidadã da pessoa com deficiência em condições de igualdade aos demais membros da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Fomentar os aspectos da educação holística a partir do direito à cidade, numa perspectiva da inclusão social em cultura, lazer e comunicação para a construção cidadã.

  2. Contextualizar os fundamentos da educação inclusiva em todos os níveis e modalidades de ensino, considerando a adoção de uma prática inclusiva e ações éticas nas relações com as pessoas com necessidades educacionais especiais.

  3. Valorizar os direitos humanos no contexto da inclusão social e da formação cidadã na problematização para a participação como membros iguais da sociedade.

FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DA DIVERSIDADE

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OBJETIVO GERAL

Promover a qualificação de professoras/es da educação básica acerca de temáticas da diversidade humana, investindo na superação de práticas pedagógicas discriminatórias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Afetar a formação continuada de profissionais da educação nas questões de diversidade;

2. Desenvolver experiências didático-pedagógicas que apontem possibilidades inovadoras de trabalho das temáticas identitárias na educação básica;

3. Produzir e distribuir materiais didáticos que substanciem o debate das temáticas de identidade e diversidade na escola.

GESTÃO DE VENDAS NO COMÉRCIO DE MODA

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OBJETIVO GERAL

Formar profissionais capazes de atuar no gerenciamento e nas operações de vendas das principais atividades do comércio atacadista e varejista com enfoque no segmento de moda, utilizando técnicas de gestão comercial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Promover a reflexão sobre a relevância da estratégia no meio corporativo no segmento de moda, de forma que o discente seja capaz de identificar oportunidades de mercado;

2. Apresentar e discutir as particularidades do Direito do Consumidor em especial para o cumprimento dos aspectos legais quanto à comercialização e à entrega do produto e/ou serviço;

3. Desenvolver competências relacionadas a liderança e gestão de equipes, considerando o conceito de gestão de conflitos;

4. Discutir as técnicas de vendas e negociação de produtos no mercado de moda;

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO TÊXTIL E DE MODA

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OBJETIVO GERAL

Promover a qualificação profissional inicial na área de Desenvolvimento de produtos têxteis e de Moda.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Disseminar saberes relacionados à tecnologia têxtil, possibilitando a identificação de diferentes tipos de materiais e suas utilizações no desenvolvimento de produtos;

2. Promover a reflexão sobre a interface entre os aspectos culturais, identitários e o desenvolvimento de produtos têxteis e de moda;

3. Fomentar o desenvolvimento da criatividade, da inovação e do empreendedorismo, com vistas ao desenvolvimento sustentável;

4. Difundir os modos de utilização das matérias-primas no desenvolvimento e na produção de produtos têxteis e de moda;

5. Possibilitar a conexão de diferentes saberes construídos na vivência do mundo do trabalho e no âmbito do próprio curso, por meio do desenvolvimento de projeto integrador;

ECODESIGN DE ACESSÓRIOS DE MODA

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OBJETIVO GERAL

Promover a qualificação profissional inicial na área de acessórios de moda a partir dos princípios da sustentabilidade e da identidade sociocultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Relacionar os conceitos e processos do Ecodesign ao desenvolvimento dos acessórios de Moda;

2. Promover a reflexão sobre a interface entre os aspectos culturais, identitários e o desenvolvimento sustentável dos acessórios de moda;
3. Fomentar o desenvolvimento da criatividade, da inovação e do empreendedorismo, com vistas ao desenvolvimento sustentável;
4. Possibilitar a conexão de diferentes saberes construídos na vivência do mundo do trabalho e no âmbito do próprio curso, por meio do desenvolvimento de projeto integrador;

5. Difundir técnicas sustentáveis e de reuso de matérias-primas no desenvolvimento e na produção de acessórios de moda.

EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE NEGÓCIOS

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OBJETIVO GERAL

Promover a qualificação profissional inicial na área do empreendedorismo e gestão de negócios, incentivando a identificação de novas oportunidades e a ação empreendedora.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Contribuir para educação financeira pessoal dos discentes;

2. Promover a reflexão sobre a interface entre empreendedorismo, gestão de negócios e aspectos ambientais, socioculturais e identitários;

3. Fomentar o desenvolvimento da criatividade, da inovação e do empreendedorismo, com vistas ao desenvolvimento sustentável;

4. Apresentar e discutir novos modelos de negócios e possibilidades de financiamento, individual e coletivo;

5. Possibilitar a conexão de diferentes saberes construídos na vivência do mundo do trabalho e no âmbito do próprio curso, por meio de um Plano de Negócios;

TINGIMENTO E ESTAMPARIA UNIVERSAL

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OBJETIVO GERAL

Promover a qualificação profissional inicial em tingimento e estamparia artesanal.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Relacionar os diversos movimentos artísticos ao fazer artesanal de estampas e tingimento em diferentes substratos;

2. Promover a reflexão sobre a interface entre os aspectos culturais, identitários e o desenvolvimento sustentável na produção de estampas e tingimentos artesanais;

3. Fomentar o desenvolvimento da criatividade com vistas ao desenvolvimento sustentável da área de estamparia;

4. Possibilitar a conexão de diferentes saberes construídos na vivência do mundo do trabalho e no âmbito do próprio curso, por meio do desenvolvimento de projeto integrador;

5. Difundir técnicas artesanais e de uso de matérias-primas no desenvolvimento e na produção de estampas e no tingimento.

 

 

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