Logo IFRJ

Biomas e Educação Ambiental são temáticas de atividade no campus Pinheiral

Os estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente do campus Pinheiral trabalharam as temáticas de biomas do Brasil e do mundo, em uma atividade interdisciplinar realizada no dia 15 de maio e apresentada para a comunidade acadêmica. A iniciativa propõe a criação de jogos educativos com a intenção de trabalhar, também, a temática da educação ambiental.

 

O projeto envolveu as disciplinas Biologia, Ecologia Florestal, Elaboração de Projetos, Geografia e Geomorfologia. As propostas dos alunos surpreenderam os avaliadores pela criatividade, conteúdo e os aspectos artísticos apresentados no projeto. A professora de Ecologia Florestal, Cristiana do Couto, afirmou que os trabalhos ficaram muito bons e, dentre as propostas, destacou um jogo de RPG sobre a temática da atividade.

 

A professora Cristiana enfatizou, ainda, que a ação propõe o desenvolvimento de habilidades diversas ao corpo discente, tais como: desenvolvimento da comunicação oral e escrita (a partir da defesa do projeto e da produção das regras dos jogos); a capacidade de planejamento de projetos e o incentivo à promoção de atividades artísticas necessárias para a produção de elementos dos jogos.

 

O grupo produziu um jogo de perguntas e respostas sobre o bioma Taiga

 

A professora de Biologia, Sebastiana da Silva, anunciou que os trabalhos serão utilizados para a promoção de Educação Ambiental em atividades externas que serão promovidas no próximo mês, na Semana do Meio Ambiente, pelo campus Pinheiral. Segundo ela, a intenção é inserir atividades com os jogos às visitas do Espaço Ecológico Educativo (ECooE).

 

O corpo discente aprovou a iniciativa. O estudante Lionel Martins declarou que se considera um especialista sobre o bioma Taiga. “De tanto pesquisar para produzir o jogo, acredito que tudo que me perguntarem sobre esse bioma, eu sei”. Já o estudante Cláudio Martins complementou: “Aprendi muito, complementou o que vemos em sala de aula”.

 

 

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS