Boas-vindas aos novos alunos

O campus São Gonçalo iniciou mais um período letivo no dia 23 de agosto. E como já é de praxe, novos estudantes foram recepcionados pela comunidade estudantil e apresentados ao espaço físico da escola.

O acolhimento dos alunos que estão ingressando no instituto é de suma importância para que os mesmos tenham um rendimento satisfatório ao longo da trajetória acadêmica, garante a Diretoria. Segundo o diretor-adjunto de Desenvolvimento de Ensino, Anderson Rocha, acolher os novos discentes de maneira amigável é imprescindível para uma vida de sucesso dentro do Instituto Federal. “Essa recepção ajuda não só na adaptação, na percepção de como funciona o IFRJ, como também conscientiza os alunos de seus direitos e deveres, e, sobretudo, semeia o sentimento de respeito às diferenças, sentimentos que são fundamentais para uma trajetória de sucesso no nosso campus”, comentou Anderson.

A servidora da Coordenação Técnico-Pedagógica (CoTP), Ana Cristina, reforçou que o bom acolhimento aos novos discentes é primordial para o bom desenvolvimento dos discentes na unidade: “Essa atividade é uma das estratégias de promoção da interação entre a comunidade escolar e os discentes. Dessa forma, permite que os novos alunos entendam a dinâmica institucional, tirem suas dúvidas e iniciem o processo de aprendizagem de modo mais tranquilo”, falou Ana.

Segundo a caloura do curso Técnico em Segurança do Trabalho, Natalia da Silveira, a recepção amigável dos estudantes veteranos foi fundamental para fazer com que os novos alunos fiquem confortáveis dentro do ambiente escolar. “O pessoal nos recebeu muito bem, foram muito receptivos. Sempre falando para a gente não desistir do nosso objetivo, que sempre vai ter alguém ou alguma coisa para fazer a gente desistir e que devemos manter o foco”, disse Natalia.

O aluno do 1º período de Segurança do Trabalho Bernardo Bittencourt conheceu o instituto passando por uma rodovia que liga Niterói ao município de Itaboraí e adjacências. Para Bernardo, o fato da escola ter sido receptiva com os calouros vai facilitar o entrosamento entre alunos de outros períodos. “Estudar no Instituto Federal é sempre bom. A boa recepção vai facilitar a socialização com os demais alunos, além de influenciar no bom rendimento que podemos vir a ter aqui dentro”, completa o discente.