Brincadeira e aprendizado no campus Mesquita

O Espaço Ciência InterAtiva (ECI) do campus Mesquita realizou, no dia 10 de março, uma atividade do “Programa ECI Itinerante” na Escola Municipal Cruzeiro do Sul, localizada no Centro de Mesquita. Com o tema “Física Divertida e Lógica Matemática”, alunos e professores de diferentes turmas puderam ter acesso, de forma lúdica, a diversos módulos correspondentes às temáticas.

O conteúdo da mediação foi adaptado de acordo com a idade dos discentes, facilitando assim, a compreensão para todos. Ao todo, foram atendidos mais de 200 alunos do 1º e 2º segmentos do Ensino Fundamental, nos turnos da manhã e da tarde.

Entre as atividades realizadas estavam: a análise e a compreensão de imagens em terceira dimensão, relacionadas diretamente com os filmes em 3D; a abordagem da Física sobre ilusão de perspectiva feita através da brincadeira “Qual é o maior?”; e o Geoplano, uma tábua quadrada com pregos em simetria quadricular para demonstrar várias figuras geométricas em 2D e permitir que os alunos as recriassem através de modelos, em 3D.

O objetivo do “Programa ECI Itinerante” é possibilitar o acesso ao conhecimento científico por meio da popularização da ciência. Por enquanto, essa atividade é exclusiva para as escolas localizadas no município de Mesquita e áreas adjacentes. Para levar essa atividade para sua escola, basta entrar em contato com o campus Mesquita pelo telefone 2797-2513 ou pelo e-mail: aeci.cmesq@ifrj.edu.br.