Campus Duque de Caxias recebe o prefeito Washington Reis

Prefeito e representantes do IFRJ e dos alunos sentados em roda para debater demandas

Uma conversa franca e esclarecedora com o prefeito Washington Reis, este foi o objetivo da audiência pública realizada nessa terça-feira, 7 de fevereiro, no campus Duque de Caxias. A audiência, que foi acertada na semana passada durante uma reunião no gabinete do prefeito, contou com a presença do pró-reitor de Administração Miguel Terra e do diretor de Desenvolvimento institucional e Expansão, Marcos Freitag.

Uma comissão formada por alunos e servidores expôs os principais problemas enfrentados por quem frequenta o campus. Entre as principais reivindicações da comunidade do campus estão a doação do terreno ao lado, a fim de expandir o campus, a troca da iluminação nos arredores do instituto, aumento da segurança na região, entre outras.

Representantes do IFRJ, prefeito e representantes da prefeitura posam para foto
O prefeito de Duque de Caxias foi guiado em uma visita pelo campus para conhecer as instalações

“Estamos perdendo alunos por falta de espaço físico, infraestrutura e pela sensação de insegurança que a falta de iluminação pública e de limpeza urbana traz. Precisamos que a prefeitura faça uma parceria conosco para resolver essas demandas. Assim poderemos transformar o campus, que já é um polo educacional, também num polo cultural, esportivo e social para o município”, afirmou o diretor geral do campus, Pedro Paulo Merat, que pediu ainda o apoio para a divulgação do instituto e seus cursos na cidade.

O prefeito Washington Reis mostrou-se disposto a atender às solicitações e a estabelecer parcerias com o IFRJ. “Hoje vim aqui para firmar um compromisso e garantir a titularidade do prédio e do terreno ao lado para o Instituto, para que possam dar continuidade no trabalho que vêm realizando. Nós providenciaremos a solução das demandas o quanto antes, e temos a exata noção da importância do IFRJ para Duque de Caxias”, enfatizou.

Antes de sair, o prefeito teve a oportunidade de conhecer o campus e entender um pouco do trabalho realizado pela instituição no intuito de levar educação de qualidade, pública e gratuita a uma parcela da população que realmente precisa e merece esta oportunidade.