Campus Nilópolis recebe o Fórum de Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico do IFRJ para o período de 2017-2021 iniciou, essa semana, a etapa de Fóruns de Gestão em cada campus do Instituto. Em Nilópolis, o evento aconteceu na última terça-feira, dia 18 de abril de 2017, e contou com a presença de representantes de alunos, professores e técnico-administrativos. O mediador do evento foi Marcus Flávio Lenza, sócio gerente de Projetos da Steinbeis-Sibe do Brasil. O objetivo foi discutir as demandas e levantar propostas para a modernização do Instituto.

No primeiro momento, Marcus apresentou ao público do auditório o “Mapa Estratégico”, contendo o planejamento e as metas que deveriam ser atingidas ao longo dos próximos anos. Depois, dividiu os presentes em três grupos para coletar as demandas do campus dentro dos seguintes temas: Empreendedorismo e Interação com o Mercado; Responsabilidade e Inclusão Social; e Ciência, Tecnologia e Internacionalização.

Propostas e demandas do eixo de Responsabilidade e Inclusão Social

Um dos grupos permaneceu no auditório e os outros dois foram direcionados para salas do bloco A. Cada equipe discutiu propostas para melhorias no Instituto e, posteriormente, foi representada por um participante, que tinha como função explicar as propostas discutidas para os demais. No grupo de Empreendedorismo e Interação com o Mercado, foi debatida a inserção de alunos de Produção Cultural em cargos do próprio instituto.

Já a equipe de Ciência e Tecnologia discutiu a importância de palestras e iniciativas como o programa de mobilidade do próprio IFRJ e o “Ciência sem Fronteiras”. No final da dinâmica, as equipes se reuniram e discutiram as propostas. Marcus falou que o evento foi importante para organizar as demandas. “Depois de sistematizá-las, poderemos elaborar iniciativas e projetos que atendam a essas necessidades e, assim, entregar os resultados para a comunidade local”.