Campus Paracambi debate educação e direitos do aluno

palestrantes

O campus Paracambi realizou uma reunião geral sobre questões escolares, com a presença de membros do Conselho Tutelar do município e do pró-reitor de Extensão do IFRJ, Francisco Sobral. A reunião, que aconteceu no dia 19 de setembro, foi destinada aos docentes e técnicos administrativos e colocou em pauta o relacionamento aluno-servidor e o ensino médio integrado.

A presidente do Conselho Tutelar, Kátia Schenell, e o conselheiro Jorge Fernando debateram o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), direitos e deveres dos alunos e a postura dos servidores da educação no tratamento do estudante.

Jorge Fernando alertou os servidores a respeito do “Disque 100”, serviço que atende casos de violação dos direitos reconhecidos pelo ECA. “Infelizmente, de cada dez denúncias realizadas no Disque 100, apenas duas são verdadeiras. É importante que a população entenda que essa ferramenta pode ajudar a decidir o futuro das crianças e adolescentes”, afirmou Jorge.

Francisco Sobral

Após as instruções do Conselho Tutelar, o pró-reitor de Extensão, Francisco Sobral, que é doutor em políticas educacionais e sistemas educativos, fez uma palestra a respeito das inovações no ensino profissional. “O ensino médio integrado oferece mais escolhas ao aluno e proporciona uma formação emancipatória. Consequentemente, teremos um profissional mais capacitado no ambiente profissional e longe de ser manipulado como no modelo fordista”, explicou.

Segundo Sobral, o maior diferencial desse tipo de ensino é a capacidade de o aluno entender cada processo do resultado final alcançado nas disciplinas técnicas, através do suporte dos princípios científicos básicos aprendidos no ensino médio.