Campus Paracambi integra alunos por meio da arte na II Semanex

Alunos jogam xadrez

Com música, pensamento lógico e valorização da arte manual, o campus Paracambi participou da II Semana de Extensão do IFRJ (Semanex), no dia 8 de junho. O evento, sediado pelo campus Rio de Janeiro, aconteceu concomitantemente à I Jornada Interna de Extensão, I JIEX e ao I Festival Cultura e Arte.

Na parte da manhã, foram exibidos dois projetos de extensão do capus Paracambi na I JIEX: “IFRJ Chess” e “A arte da cerâmica na confecção de utensílios”. O primeiro projeto – que começou em 2014 e já levou estudantes a vários torneios – tem como objetivo integrar o aluno participante na prática esportiva do xadrez, contribuindo para a formação acadêmica do estudante e difusão do esporte. O “IFRJ Chess”, organizado pelo professor de física Leandro de Oliveira, foi apresentado pelo aluno Jonatas de Mendonça, que cursa o 7º período de Técnico em Eletrotécnica.

Aluna em frente a uma mesa com diversas peças de argila

O segundo trabalho, “A arte da cerâmica na confecção de utensílios”, foi desenvolvido com a finalidade de resgatar a arte da cerâmica, com foco no uso da argila na confecção de utensílios na cidade de Paracambi. O projeto foi apresentado pela aluna Larissa Gomes, que cursa o 5º período de Técnico em Mecânica e foi organizado e orientado pelo professor de Artes do campus, Ronaldo Vicente.

Antes da mesa de abertura do evento, aconteceu a apresentação da banda formada por alunos do campus no projeto "Prática de Conjunto Musical" do professor de Música Rudi Garrido. Os estudantes apresentaram diversos sucessos da música brasileira e a aluna Mariana Figueiredo, do 2º período do curso Técnico em Eletrotécnica, cantou uma composição autoral.

Alunos fazem apresentação musical no palco do auditório

A música escrita foi um trabalho pedido pelo professor Rudi para o projeto. Os alunos deveriam compor canções que contassem histórias. O grupo de Mariana decidiu contar a história de amor de Dom Pedro I e Inês de Castro. “Foi a primeira vez que eu cantei esta música fora de Paracambi. Fico muito feliz com o incentivo que o campus nos oferece para expressar nossa arte”, assegurou Mariana.