Logo IFRJ

Campus Paracambi recebe treinamento do novo Sistema Integrado

Carlos Victor explicando a informatização do uso de memorandos

O processo de informatização dos memorandos no IFRJ chegou ao campus Paracambi após visitar Niterói; Nilópolis; Mesquita; Resende; Volta Redonda; Maracanã e Paulo de Frontin. Os servidores presentes receberam instruções sobre as etapas de normatização dos documentos e treinamento para uso do memorando eletrônico, no dia 26 de setembro.

Conduziram a palestra e o treinamento Carlos Vitor, presidente do Comitê de Acompanhamento do Sistema Integrado de Gestão (SIG); Fábio Macedo, diretor de Tecnologia da Informação; Edgar Barros, diretor de Gestão de Pessoas; Leonardo Mello, analista de T.I e Duala Pessoa, arquivista.

A missão do comitê é informatizar, normatizar e padronizar todos os processos da instituição. E esse procedimento será dividido em três fases de sistematização: primeiro os memorandos, depois os documentos e por último os processos. “O objetivo do SIG é integrar as áreas acadêmicas, administrativas e de recursos humanos, otimizando o trabalho no instituto”, explica Carlos Vitor.

Durante a apresentação a arquivista Duala Pessoa apresentou aos docentes e técnicos administrativos, os benefícios do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). Dentre eles, se destacam a economia de papel, segurança, transparência, pontualidade e redução dos custos operacionais de entrega de documentos. Além de ser um sistema independente para que qualquer manutenção e evolução organizacional seja realizada pelos próprios servidores especializados do IFRJ.

A ação da Coordenação Geral de Arquivo, da Diretoria de Tecnologia da Informação e do comitê de Acompanhamento do Sistema Integrado de Gestão (SIG) visa cumprir o decreto n° 8.539 – de 8 de outubro de 2015 – que dispõe sobre o uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS