Campus Realengo celebra a implantação de seu primeiro curso Técnico

Novidade no campus Realengo do IFRJ: a unidade realizou, no dia 29 de março de 2017, a cerimônia de abertura do primeiro curso técnico do campus, o de Agente Comunitário de Saúde (ACS). O objetivo é profissionalizar e certificar os agentes de modo a qualificar sua atuação profissional e fortalecer o processo de transformação do modelo de atenção à saúde.

Na mesa da cerimônia estavam presentes a pró-reitora de Ensino Médio e Técnico, Helena Torquilho; a diretora-geral do campus, Elisa Poças, a diretora de Ensino, Hélia Pinheiro e a coordenada do curso Técnico ACS, Ana Barbosa. Também estiveram presentes no evento o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDACSRJ), Ronaldo Moreira; as coordenadoras da escola Politécnica Joaquim Venâncio, Danielle Morais e Sylvia Aguiar; e a coordenadora suplente do curso ACS, Ana Quintela.

A abertura do evento foi realizada pelo aluno do 4º período do curso Bacharelado em Terapia Ocupacional, Marcelo Dornellas, e foi seguida por agradecimentos realizados pelos integrantes da mesa a todos os que enfrentaram os desafios para a implantação do curso.

Na cerimônia, a docente Ana Barbosa elogiou a coragem dos alunos de voltarem a estudar. “Estou tendo a oportunidade de uma experiência única, o sentimento de gratidão é forte nesse momento. Não vamos fugir da luta, ela está apenas começando”, afirmou.

Ainda sobre as expectativas para o início do curso, a Agente Comunitária de Saúde, Solange Muniz, afirmou que está empolgada para voltar a estudar e que pretende fazer faculdade após a conclusão do curso. “Estou muito feliz com a oportunidade de estar começando o curso, pois, já sou Agente Comunitária de Saúde e quero aprofundar cada vez mais meus conhecimentos na área, para poder servir bem a comunidade”, disse.

Durante o evento, a Agente Comunitária de Saúde, Fernanda Silva, realizou a leitura da poesia “Ser Agente Comunitário de Saúde”. Ao fim, foi exposto aos novos alunos o Plano de Ensino do curso.