Campus Rio de Janeiro comemora 35 anos do curso Técnico em Alimentos

bolo verde e branco, escrito 35 anos do curso Técnico em Alimentos

O terceiro dia da 37ª edição da Semana de Química do campus Rio de Janeiro foi marcado pela comemoração do 35º aniversário do curso Técnico em Alimentos. A celebração, que aconteceu no auditório da unidade, contou com a presença de ex-alunos da primeira turma, ex-coordenadores do curso, servidores, discentes e professores.

A cerimônia foi dividida em três períodos. No primeiro, ex-alunos contaram suas trajetórias e falaram sobre os caminhos e carreiras que podem ser seguidos após a conclusão do curso.  A mesa foi mediada pelo professor do curso Adriano Cruz e composta pelos ex-alunos Ramon Moreira, Bernadete Spisso e Simone Alves – as duas últimas formadas na primeira turma (1982).

Ex-aluna e hoje professora do curso Técnico em Química, Simone Alves faz parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos do campus. Ela disse que possui uma relação familiar com o IFRJ. “Meu pai, eu e mais dois irmãos estudamos aqui. Poder dar aula num lugar onde tenho uma origem familiar é sensacional. Isso reflete a postura da escola, pois minha família não é exceção: diversas famílias mantêm essa tradição, é uma característica da instituição”, afirmou.

da esq. para dir.: Simone Alves, Ramon Moreira, Bernadete Spisso e Adriano Cruz

Após a mesa, o professor José Ricardo fez uma retrospectiva histórica do curso. Ele mostrou a linha do tempo, suas antigas e atuais grades, carga horária, modalidades e evolução. José destacou a importância de manter o alto padrão de qualidade característico de curso. “Vamos continuar escrevendo uma história no IFRJ que precisa ser vivida, revivida e relembrada sempre”, concluiu o professor.

Aluna do 8º período do curso, Mariana Cardoso falou sobre a importância da comemoração e da retrospectiva histórica para os estudantes. “É emocionante para nós. Recordar, ver as memórias que passaram e ouvir experiências de outras pessoas marca a história. A gente que está aqui ama e vive esse curso. É muito importante poder comemorar e fazer parte dessa história”, disse.

Retrospectiva histórica

No terceiro momento, ex-coordenadores, representantes de turma e professores do curso receberam homenagens. A coordenadora-geral do curso, Janaína Nascimento, falou sobre a importância da solenidade: “Esse evento foi maravilhoso porque trouxemos alunos desde a primeira turma de 1982, que passaram suas experiências para nossos alunos atuais. Foi uma experiência incrível ver essa troca”, afirmou.

No fim da cerimônia, a professora de Microbiologia e organizadora do evento, Hilana Ceotto, convidou todos para irem até a biblioteca da unidade e cantarem parabéns para o curso. “O evento valeu para preservamos a história e fortalecermos nossos laços. Além de ser o segundo curso criado na escola é, também, o segundo de maior público. Então, 35 anos é muita coisa para comemorarmos, é um evento a ser celebrado”, concluiu a professora.

Professores, coordenadores e ex-coordenadores do curso

Alunos da primeira turma (1982) junto aos seus professores Morgado (de preto), Francisco (de verde) e Zely (vestido azul e óculos)