Campus São João de Meriti recebe deficiente auditivo para dividir experiências com os alunos

Com o objetivo de ministrar uma aula para os alunos do curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), o campus São João de Meriti recebeu, no dia 29 de março, João Paulo Araújo Delgado, surdo oralizado (aqueles que utilizam qualquer língua oral para se comunicar). João foi ao campus a convite da instrutora do curso, Eliete Guimarães Vasques.

Durante a aula, ele ensinou aos alunos como demonstrar suas emoções através de expressões faciais e corporais. João afirmou que a técnica é fundamental para o entendimento do que é transmitido pela língua. Além disso, também comentou sobre as dificuldades de entender o ouvinte. “Consigo ler bem os lábios e assim entendo o que o ouvinte está dizendo, mas existem alguns empecilhos. Homens que usam bigode, por exemplo, ou pessoas que não articulam bem a boca dificultam a minha compreensão”, detalhou.

João Paulo nasceu sem nenhuma deficiência, mas seu irmão gêmeo adquiriu infecção hospitalar, que logo passou para ele. Hoje, aos 34 anos, João consegue se comunicar bem com as pessoas e, além disso, dá aulas em vários lugares. “Ofereço cursos no Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) para os funcionários, tenho um espaço cedido pela prefeitura e também atendo em igrejas. Tudo na intenção de expandir o conhecimento”, explica.

A língua de sinais não é universal, ela varia de região para região. Mas, João não se limita e também domina a língua de sinais ASL (Língua de Sinais Americana). “Sou bilíngue e tenho facilidade em aprender línguas de sinais de outros países, mas infelizmente não consegui o chinês porque é realmente muito difícil e diferente de todos os outros”.

A turma, que ficou impressionada com a história de vida de João Paulo e com todos os conhecimentos adquiridos por ele, pôde também tirar dúvidas frequentes a respeito da língua de sinais.