Logo IFRJ

Campus Volta Redonda inaugura laboratório de ensino de Matemática

estudantes sentados no auditório do campus Volta Redonda

O campus Volta Redonda inaugurou o seu Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Matemática (LEAM) no último dia 5 de setembro. O espaço será coordenado pelos professores de Matemática Magno Luiz, Joicy Pimentel e Leandro Silva Dias, com o apoio dos monitores e alunos de Licenciatura em Matemática Camila Medeiros e Felipe Augusto. O laboratório disponibiliza um ensino mais didático e dinâmico através da utilização de materiais manipulativos que facilitam o aprendizado. 

A inauguração contou com palestra da professora Daniela Mendes, que desde 2014 coordena o Laboratório Sustentável de Matemática da Secretaria Estadual de Educação. Ela falou sobre as possibilidades de se trabalhar a aprendizagem de Matemática em um laboratório, a partir de materiais concretos, jogos, modelagem matemática, exploração e investigação. 

Na mesa do evento, estavam a diretora de Ensino, Ana Paula Bemfeito, a coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática, Renata Arruda, e o professor de Matemática Magno Luiz.


Figura geométrica feita com canudos

“O LEAM é uma demanda antiga da Licenciatura em Matemática”, comentou o professor Magno. “Essa inauguração foi importante por marcar um ponto de partida para ações que visam a aproximar, cada vez mais, a academia da escola, fator importantíssimo para a formação de futuros professores”, concluiu.

Após a palestra, foram realizadas oficinas sobre Geometria das Abelhas, com a professora Joicy Pimentel, que estudou a relação entre ângulos e áreas de polígonos e sobre Interpretações Geométricas de Funções de 2º grau, com o professor Magno Luiz, que fez comparações entre a definição de parábola (lugar geométrico) e o gráfico das funções de grau dois.

No encerramento, os participantes visitaram o laboratório e conheceram alguns materiais e métodos para o ensino e aprendizagem em Matemática. 


Laboratório de Matemática

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS