Campus Volta Redonda realiza IF Urbano

alunos posando para foto na quadra poliesportiva do campus

Mais uma edição do IF Urbano agitou o público jovem de Volta Redonda e região, com o tema “Vozes e cores: A cidade cinza pede mais cor”, no dia 18 de maio. A abertura reuniu dezenas de estudantes e o público externo, na quadra poliesportiva do campus, com um torneio de embaixadinhas. Pela primeira vez, os alunos do 5º período do curso Técnico em Automação Industrial foram os responsáveis pela organização do evento. Com entrada gratuita, o IF Urbano bateu recorde de público: aproximadamente 1300 pessoas confirmaram presença através da página nas redes sociais.

Rodas culturais, DJ’s, oficinas e apresentações de grupos de dança foram algumas das atrações desse ano. As alunas do 5º período do curso de Automação Industrial, Camila Queibre, Yasmim Neves e Bruna Dias fizeram parte da comissão organizadora e disseram que tiveram apoio de vários patrocinadores da cidade, o que ajudará a turma na arrecadação em prol da formatura. “Preparamos oficinas dedread, tatuagem de hena, skate, slackline, escalada com um profissional especializado. Escolhemos esse tema para abordar a respeito de diversidade, porque sentimos que a rua é cheia de cores”, disse a discente Jéssica.

Segundo a estudante Camila, existe a necessidade de repassar a liberdade de expressão e igualdade entre todos nesse evento. “A gente se inspirou no acontecimento recente, quando o prefeito de São Paulo pintou toda a cidade, tirando o grafite das paredes, o que de certa forma calou a voz da sociedade”, completou.

O professor de Educação Física e responsável pelo evento, Marcelo Paraíso, compartilhou que o evento foi uma proposta dos próprios alunos, para tentar criar uma outra possibilidade de cultura corporal. “O aprendizado que temos a partir do IF Urbano é essa possibilidade de lidar com o outro, com outras práticas corporais, como, por exemplo, a escalada, o parkour, rodas de improviso, entre outros. Nós procuramos, dentro da disciplina, envolver outras práticas corporais, como os jogos de vertigem”, declarou o professor. Marcelo também frisou que o fato dos alunos serem os organizadores do evento colabora para o senso de responsabilidade, trabalho em equipe e organização de cada um.