Campus Volta Redonda realiza II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

Mesas com exposição de trabalhos e visitantes do evento olhando para eles

O campus Volta Redonda realizou, nos dias 22, 23 e 24 de junho, a segunda Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEMEPE). A SEMEPE é um evento gratuito e aberto ao público que tem como objetivo a divulgação do conhecimento científico e a integração entre o IFRJ campus Volta Redonda e a comunidade do entorno do campus, realizada por meio de mostra de trabalhos e projetos. O tema esse ano foi “O Brasil atual e os desafios da educação, ciência e tecnologia”.

O evento contou com palestras, minicursos, oficinas, sessões do Planetário Digital e atividades artístico-culturais. O Instituto DAGAZ de Volta Redonda – ONG sem fins lucrativos com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento sociocultural das comunidades, realizando projetos e ações que promovam a educação e cultura em todos os seus segmentos – ofereceu oficinas de circo e de capoeira no evento.

As atividades da Semana Acadêmica envolveram projetos e palestras ligadas à área técnica, abrangendo os cursos de Metrologia, Eletrotécnica e Automação Industrial, e também às Licenciaturas em Física e Matemática. Foi ministrado um minicurso de “Arduíno Básico” (plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador); foram apresentados projetos de extensão sobre educação e arte; preparado um ciclo de discussão sobre gênero; além de oficinas sobre educação Inclusiva. Com a intenção de promover a leitura, também foi aberto um espaço para a troca de livros, onde os alunos e visitantes traziam exemplares de casa para trocarem por outros de seu interesse.

Crianças participando da oficina de capoeira

Foi realizada, ainda, uma sessão do IF Cine – projeto de mostra de filmes com cunho educativo – exibindo o longa “Estrelas além do tempo”, cuja trama se passa na década de 60 nos Estados Unidos, e narra a história de três cientistas negras da NASA, fundamentais para os avanços tecnológicos que levaram o homem à lua. O filme permite discutir não só a presença das mulheres no campo científico, como também a segregação racial.

O campus recebeu os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Alzira Vargas Amaral Peixoto e do Colégio de Aplicação do UGB, ambos de Volta Redonda, e também alunos do 9º ano do Colégio Municipal Delce Horta Delgado, escola parceira de projetos de extensão realizados pelo campus.

Para a coordenadora de Extensão do campus, Silvia Linhares, a SEMEPE superou a expectativa de público em comparação à primeira edição. Foram ministradas diversas palestras com temas variados e todas as atividades e projetos foram realizados nos dois dias de evento, contando com a Jornada Científica, no dia 22, e o encerramento com o Festival de Música, inédito no campus.

Crianças entrando no Planetário móvel

Jornada Científica

No dia 23 também foi realizada a oitava edição da Jornada Científica (JC), evento de divulgação da produção científica e tecnológica e que favorece o diálogo entre o campus e outras instituições de ensino e pesquisa da região Sul Fluminense. A JC contou com apresentação de pôsteres e comunicações orais.

O destaque da Jornada Científica foi a palestra de encerramento do evento, ministrada pela professora Elika Takimoto, licenciada em Física pela UFRJ, com mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ e doutorado em Filosofia da Ciência pela UERJ. A professora trouxe a palestra intitulada “Força é igual a massa vezes imaginação”, onde tratou do cenário atual da educação no país. O intuito da palestra era quebrar paradigmas sobre educação, assim como a “falácia” da diferença entre as ciências exatas e ciências humanas.

Elika é escritora e, atualmente, é professora de Física no Ensino Médio e Técnico do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e integrante do grupo de pesquisa "Estudos sociais e conceituais de ciência, sociedade e tecnologia" da UERJ. A palestra atraiu um grande número de espectadores.