Campus Volta Redonda realiza projeto de extensão em Educação Física

jogos de vertigem na quadra do campus

O campus Volta Redonda promoveu ações inéditas a partir do projeto de Extensão “Educação Física e os jogos de vertigem: possíveis diálogos entre o IFRJ-VR e comunidade”, nos dias 3 e 7 de maio. O projeto, que foi coordenado pelo professor de Educação Física da unidade, Marcelo Paraíso, reuniu estudantes do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) na quadra poliesportiva para diversas atividades.

O projeto, cujo objetivo é dar maior visibilidade para a cultura corporal de movimento viabilizada pelos jogos de vertigem, contou com a colaboração do professor da disciplina de Educação Física do campus, Jorge Ricardo Leal; com o docente Cassio Martins, da disciplina Esporte de Aventura do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e do professor colaborador Gustavo Alves.

Equipe do projeto

O projeto de Extensão teve início no segundo semestre de 2017 e também possui o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem de práticas alternativas em detrimento dos esportes tradicionais como o voleibol, o basquete, o handebol e o futsal.

Dessa vez, as atividades foram desenvolvidas com os estudantes do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário de Volta Redonda. Os professores aplicaram com os alunos ações como: tirolesa, escalada e oficina de equilíbrio.

O coordenador do projeto, professor Marcelo Paraíso, contou um pouco sobre como foi a experiência: “Os estudantes relatam que as atividades são estimulantes, pois são diferentes das atividades realizadas no cotidiano das escolas, devido à ausência de materiais e competência técnica necessária à sua prática”, disse. Marcelo também apontou que são vários os benefícios adquiridos através dessas atividades. “Os jogos de vertigem possibilitam ação solidária, cooperação, superação pessoal, respeito mútuo, dentre outros”, concluiu.