Campus Volta Redonda realiza Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão

Logo da II Semepe

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Volta Redonda realizará, nos dias 22, 23 e 24 de junho, a “II Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão” (SEMEPE) do campus. A abertura do evento será no auditório do campus, no dia 22 de junho às 13h. A SEMEPE é um evento anual, gratuito e aberto ao público, promovido pela instituição. Este ano o tema será “O Brasil atual e os desafios da educação, ciência e tecnologia”. O evento inclui a “Jornada Científica”, que está na oitava edição, e a “SEMATEC Sul”, em sua sétima edição.

A programação da SEMEPE conta com palestras, minicursos, oficinas, exposições de projetos e atividades culturais dentro de cada área de trabalho ou conhecimento. Será exibido também o Planetário Digital, parte do projeto de Astronomia do campus, que tem o objetivo de apresentar aos alunos da comunidade interna e externa um pouco sobre Astronomia e ciências em geral. Escolas e empresas são convidadas a participar, além de toda a comunidade externa interessada. Algumas atividades necessitam de inscrição prévia, que está sendo realizada no site portal.ifrj.edu.br/volta-redonda. O prazo para as inscrições é até o dia 20 de junho.

Haverá ainda, no dia 24 a partir de 9h, uma atividade inédita, o “Festival de Música”, que contará com a presença de 14 bandas, com músicas autorais e cover. Eles se apresentarão na quadra poliesportiva do campus e, ao final de todas as apresentações, serão selecionados um baterista, um baixista, dois guitarristas e três vocalistas para compor a banda final que tocará a música “Satisfaction” da banda Rolling Stones.

A SEMEPE tem como objetivo a divulgação do conhecimento científico e a integração do IFRJ com a comunidade interna e externa, através de mostras de projetos realizados por professores e técnico-administrativos com alunos dos cursos Técnicos em Metrologia, Automação Industrial e Eletrotécnica, das Licenciaturas em Física e Matemática e da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. O evento é realizado com apoio da Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ e com a parceria do Instituto DAGAZ de Volta Redonda.