Campus Volta Redonda recebe alunos do Geração Futura para visita guiada

O campus Volta Redonda recebeu, no dia 11 de abril de 2017, os alunos do 4º e 5º anos do Centro Educacional Geração Futura para uma visita às instalações da unidade. Os discentes puderam conhecer os projetos da Equipe Jaguar e do Astronomia na Escola, pertencentes ao curso técnico em Automação Industrial 9Integrado ao Ensino Médio) e da Licenciatura em Física, respectivamente. A atividade contou com a colaboração da Coordenação de Extensão.

A professora Micheline Assis, do Centro Educacional Geração Futura, conheceu o projeto “Astronomia na Escola” por meio de cartazes divulgados pelos colégios da cidade, por isso, resolveu levar os alunos para conhecerem tanto a atividade quanto o Instituto.

A coordenadora de Extensão do campus, Silvia Linhares, apresentou aos alunos as instalações e o curso técnico em Automação Industrial. Em seguida, as crianças conheceram a Equipe Jaguar de Robótica Aplicada e os robôs fizeram uma apresentação de dança, contaram uma história e demonstraram um pouco do futebol de robôs SPL; categoria na qual competem com o NAO.

No laboratório de Física, a coordenadora do projeto “Astronomia na Escola”, Aline Mota, contou aos alunos um pouco sobre a astronomia e permitiu que eles observassem o sol pelo telescópio. O projeto tem como objetivo divulgar e incentivar o estudo da Astronomia nas escolas de Volta Redonda, por isso, a equipe leva os telescópios até as escolas ou convida as instituições de ensino para irem ao campus participar da atividade. “A divulgação da astronomia para as crianças é importante tanto para a manutenção do interesse por ciência, quanto para despertar uma possível vocação na área”, declarou Silvia.

Estiveram presentes a coordenadora de Extensão, Silvia Linhares; o coordenador do curso técnico em Automação Industrial, Helton Sereno; os coordenadores da Equipe Jaguar; o professor do curso técnico em Automação Industrial e em Eletrotécnica, Wallace Reis; a professora de Física, Aline Tiara; três professoras da escola Geração Futura; e a Equipe Titã, formada por alunos do curso de Licenciatura em Física.