Logo IFRJ

Células Empreendoras em Paracambi receberá Institutos Federais de SP e MG

Concluída a etapa de inscrições para o Programa Células Empreendedoras, a Agência de Inovação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (ProPPI) em conjunto a equipe de organização do células e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), confirmaram a inscrição de 48 educadores empreendedores, que se encontrarão a partir da próxima segunda feira, dia 18 de junho, além de mais 111 discentes para inédita maratona, que ocorrerá, a partir de terça-feira, entre 19 e 22 de junho, todos(as) confirmados para o evento que acontecerá na próxima semana no IFRJ campus Paracambi.  Já que o IFRJ é uma das seis instituições participantes, em 2018, da implantação da metodologia Células Empreendedoras no Pais.

 

A maioria dos campi do IFRJ enviarão um representante, a novidade é a confirmação de outros Institutos Federais da região sudeste do Brasil, como do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) campus Bragança Paulista e do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (MG), que também enviarão servidores, já que o projeto é coordenado nacionalmente pela Setec/MEC.

 

Uma Célula Empreendedora é um grupo de jovens – no caso, estudantes do Instituto e demais participantes – orientados ou não por professores/mentores, que por meio das mídias sociais e de um ecossistema de ações de fomento à criatividade, são incentivados a terem mais autonomia e um espírito empreendedor, voltado para a criação de ações de desenvolvimento social, que consiga dar conta de problemas e questões que afligem o dia a dia das cidades e das comunidades regionais. 

 

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Rodney Albuquerque "Será uma semana intensa com foco no empreendedorismo e a equipe da recém criada Agência de inovação está a todo vapor", afirmou. "Agradeço demais à comunidade acadêmica pela adesão e engajamento, neste que promete ser um dos mais significativos encontros de empreendedorismo no IFRJ " completa.

 

Em parceria com empresas e incubadoras, os alunos terão oportunidade de criar projetos inovadores e, além disso, executarem esses projetos com a criação de pequenas empresas ou startups (grupo de pessoas que possui uma ideia de negócio viável, que pode tornar-se um pequeno empreendimento de baixíssimo custo, com espaço compartilhado de trabalho, utilização de moedas virtuais etc). Essas empresas terão que desenvolver ações de cunho social, voltadas para a resolução de problemas das cidades e regiões onde estão inseridas – como trânsito e meio ambiente – e a criação de ações de sustentabilidade, inclusão e acessibilidade, por exemplo. 

 

No IFRJ, o programa Células Empreendedoras terá encontro presencial de educadores e empreendedores, que foi antecipado para esta segunda-feira, dia 18 de junho. Haverá também uma maratona, que acontecerá de 19 a 22 de junho no IFRJ - campus Paracambi.

 

Mais informações : http://www.celulasempreendedorasif.com.br e http://fb.com/celulasempreendedoras

 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO