Centro de Visitantes do Laboratório Espaço Ecológico Educativo é inaugurado

participantes da cerimônia posando para foto

O Centro de Visitantes do Laboratório Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) do campus Pinheiral foi inaugurado no dia 28 de abril. Durante a cerimônia, ocorreu o plantio de uma muda de Ipê-Amarelo, uma árvore nativa da Mata Atlântica que deu origem ao nome do museu de Ciências Naturais do local.

O espaço tem uma área de 165m² e conta, além do museu, com um mini auditório com capacidade para 60 pessoas, um herbário didático, um pequeno escritório, um laboratório de biologia vegetal e banheiros adaptados. O deputado Glauber de Medeiros, que esteve presente na cerimônia, foi responsável pela indicação da emenda parlamentar, que custeou a construção do centro.

O Centro de Visitantes é um espaço para recepcionar os diversos públicos que fazem trilhas e outras atividades no laboratório ao ar livre. Na avaliação da professora e gestora acadêmica do espaço, Cristiana Miranda, o local, que contempla também um museu de Ciências Naturais “Ipê Amarelo”, condicionará, juntamente com o EEcoE, diferentes possibilidades de informação, formação e estímulo à consciência crítica sobre diversos temas socioambientais.

Cristiana complementou: “O espaço se constitui como um importante instrumento pedagógico multidisciplinar e interdisciplinar, que tem grande potencial no processo de inclusão e de integração com a comunidade de Pinheiral e região, assim como de estímulo à conscientização ambiental”, declarou.

De acordo com o setor de Engenharia do campus, o centro foi projetado com a proposta de integrar o espaço com a natureza do entorno. “Por isso, foi projetado com muitas janelas. Para o desenvolvimento da proposta foram considerados, também, a proximidade com o laboratório e condições para aproveitamento da luz solar e da ventilação natural”, esclareceu a arquiteta Adriana Medeiros.

A cerimônia teve a presença de alunos, ex-alunos, servidores, representantes do legislativo e do executivo de Pinheiral e da comunidade do município. Destaca-se, ainda, a presença de representantes da Reitoria do IFRJ, da direção da unidade e parceiros do EEcoE, como membros da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Pinheiral; do 70º Grupo de Escoteiros Nossa Senhora da Conceição e do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Médio Paraíba do Sul. O público foi de aproximadamente 90 pessoas. O momento foi marcado, também, com a exposição fotográfica “Aves do campus Pinheiral”, do observador de pássaros Mauro Junior.

Museu de Ciências Naturais Ipê-Amarelo

O Museu de Ciências Naturais Ipê-Amarelo é um atrativo que complementará o trabalho do Espaço Ecológico Educativo (EEcoE). O espaço conta com coleções de animais; minerais; rochas; solos; esqueletos; carpoteca (coleção de frutos) e sementeca (coleção de sementes) e um ambiente marinho.

As professoras Cristiana Miranda; Sebastiana Melo; Carla Lima; Juliana Tostes e a arquiteta Adriana Medeiros, foram responsáveis pela organização do espaço. Outros professores contribuíram com as coleções, sendo eles: Gabriela Conceição; Cristiane Mello; Rafael Albieri; Marília Rodrigues, Carlos Eduardo Gabriel Menezes, Sabrina Araújo de Almeida, Daniela Chaves, André Fernão e Larissa Tebaldi. Destaca-se, ainda, a participação da estagiária do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) Aline Barros e o Técnico Almir Ferreira.

Além disso, o museu tem uma proposta de regaste de conhecimentos sobre a pintura de comunidades rurais e da cultura indígena. Uma das paredes do espaço foi pintada com uma tinta feita artesanalmente a partir de pigmentos da terra e do açafrão.  Segundo as professoras responsáveis pela proposta, Juliana Tostes e Marília Rodrigues, a receita foi inspirada no projeto “Cores da Terra”, criado em 2004 na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Juliana acrescentou ainda: “A tinta de solo é inspirada na antiga técnica do barreado, utilizado para cobrir paredes, fogões à lenha, fornos, e objetos artesanais. É uma tinta econômica e livre de metais pesados, solventes e corantes artificiais”, disse.

A produção da tinta e da pintura da parede foi atividade conjunta entre alunos e professores. Além de Juliana e Marília, a atividade contou a participação das professoras, Cristiana Miranda e Sebastiana Melo. Participaram, também, os monitores dos projetos relacionados ao “Jardim Sensorial”; “A Construção do conhecimento em solos”; “Corrida de orientação” e “Trilhas Interpretativas” do EEcoE. Destaca-se, também, o apoio do aluno do curso de Paisagismo Vicente Vieira, do engenheiro agrônomo Alexandre de Donato e do prefeito da unidade, Élio Alves.

Maquetes cartográficas

Quem visitar o Centro irá conferir, ainda, uma maquete cartográfica do EEcoE com a representação das trilhas interpretativas, que foi elaborado por alunos do projeto “Trilhas Interpretativas”, orientados pelas professoras Cristiana Miranda e Viviane Rodrigues e em parceria com o professor Manoel Simões, que trabalha com essa técnica. O professor doou ao espaço uma maquete cartográfica do município de Pinheiral que, em breve, também estará em exposição.

Manoel explicou que a maquete é produzida através de referências de imagens de satélites e mapas como de curva de nível que representa as altitudes. “Quem quiser saber mais sobre o trabalho, tem mais informações na página no Facebook Maquetes Cartográficas”, concluiu.

Agendamento de Visitas ao Espaço Ecológico Educativo (EEcoE)

O EEcoE oferece atividades de visitas guiadas nas trilhas interpretativas a grupos acima de dez pessoas. Agendamentos deverão ser feitos pelo telefone (24) 3356-8219 ou pelo e-mail espacoecologicoifrj@gmail.com. Os trabalhos do espaço contam com o apoio de Almir Ferreira, técnico responsável pelo Laboratório EEcoE.