Ciclo de Palestras do Núcleo de Divulgação Científica

O Núcleo de Divulgação Científica (NDC) do campus Duque de Caxias vai promover o “I Ciclo de Palestras do Ensino de Ciências e Divulgação Científica”. Na organização do evento estão os professores: Rafael Santana, Marcelo de Macedo Junior, Vinícius Munhoz Fraga e Carla Mahomed, todos lecionam Física. As palestras serão realizadas do dia 11 ao dia 15 de setembro, de 12h as 13h, no auditório da instituição.

O ciclo faz parte de um dos projetos aprovados e patrocinados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e aprovado também pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). A cada dia, um tema diferente será abordado. São eles:

• “O Ensino de Ciências através de Planetários”, com o professor Naelton Araújo, do Planetário da Gávea (dia 11);
  • “Astroquímica e o Universo Molecular”, com o doutor Eduardo Manfradini, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) (dia 12);
  • “Desenvolvimento de Biomateriais aplicados à regeneração de tecidos humanos”, com a professora Roberta Mendonça, da UFRRJ (dia 13);
  • “Física Forense e a Ciência na Investigação Policial”, com o professor Leandro Duque, perito criminal da Polícia Civil do Rio de Janeiro (dia 14);
  • “Astronomia e Astrofísica no cotidiano escolar”, com o professor Eduardo Coelho da UVA/CEDERJ (dia 15);

Rafael Santana, um dos professores da organização, falou sobre a principal intenção do evento, que é a realização da divulgação científica fora da sala de aula através de uma linguagem que possa ser entendida por estudantes dos dois níveis de ensino oferecidos no campus. “O objetivo é tentar trazer para próximo do emocional dos alunos e dos convidados, que a ciência pode ser acessível não só para quem é cientista. Quem não é, também pode se divertir com a ciência e pode aprender mais sobre ela”, finaliza o professor.

O público-alvo para as palestras são os alunos do Ensino Técnico, Graduação e professores de Ciências da Educação Básica de todas as escolas. Quem comparecer a pelo menos 3 palestras irá receber um certificado do ciclo.

Contato do Núcleo de Divulgação Científica: divulgacaocientifica.fa@gmail.com