Logo IFRJ

Ciência e tecnologia a serviço de todos

A Cerimônia de premiação da X JIT e do V Fórum ITE reuniu os melhores trabalhos expostos no evento

Na foto: Os discentes Jony da Cruz Freitas e Paulor Vitor Almeida Ribeiro recebendo o certificado de 1º lugar

 

Mais do que formar alunos com a qualidade que a sociedade precisa, o IFRJ tem o compromisso de evidenciar e incentivar o pensamento crítico e a necessária pesquisa. Nesse contexto, um dos momentos mais aguardados pelos discentes da instituição foi realizado no campus Nilópolis, no dia 9 de fevereiro, a premiação da “X Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica” e do “V Fórum de Inovação, Tecnologia e Educação".

Os eventos, que ocorreram nos dias 21 e 22 de junho de 2016, também na unidade, têm como objetivos principais fomentar a produção de pesquisas científicas, tecnológicas e artísticas, agregando a troca de experiências e de conteúdos entre docentes e discentes.  

Além de divulgar os resultados dos projetos realizados pelos alunos que estejam vinculados nos programas de Iniciação Científica e Tecnológica, a JIT e o Fórum ITE têm como função estimular a comunidade acadêmica a pensar criticamente a pesquisa e o uso das inovações tecnológicas.

A mesa de abertura da cerimônia foi composta pelo pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRJ, Daniel Palma; do diretor-Geral da unidade, Wallace Vallory Nunes; e do coordenador de Pesquisa do campus Nilópolis e mediador na ocasião, Felipe Mesquita.

Mesa de abertura da premiação. Da esquerda para direita: o pró-Reitor Adjunto de Pesquisa,
Pós-Graduação e Inovação do IFRJ, Daniel Palma; o diretor Geral da unidade,
Wallace Vallory Nunes; e o coordenador de Pesquisa do campus Nilópolis, Felipe Mesquita.

 

Para o pró-reitor, a décima edição da JIT e o quinto Fórum ITE tem um gosto especial: agora o instituto teve a ideia de fazer uma solenidade de entrega de prêmios para os melhores trabalhos. “Acho que isso é essencial para poder motivar os alunos vencedores e fazer com que eles disseminem essa oportunidade para todos os outros”. O gestor ainda expressa seu orgulho ao ver os discentes trilhando o caminho da ciência e do progresso tecnológico. “A sensação que eu tenho é de dever cumprido”.  

O diretor Wallace parabenizou os alunos, destacando a oportunidade e o privilégio de poder sediar pela segunda vez os eventos. “Para nós é uma alegria muito grande recebê-los e hoje poder premiar seus trabalhos. Vocês serão honrados pelo seus esforços e dedicação”, disse. Wallace também acredita que todos são beneficiados com eventos que tenham a mesma magnitude da JIT e do Fórum ITE. “Na verdade, a instituição é que ganha muito com o trabalho de vocês. É o que esperamos que nossos alunos façam: desenvolvam tanto no ensino, como na pesquisa e extensão”, finaliza.

As categorias dos trabalhos que competiam pela vitória foram divididas em Ciências Humanas, Biológicas, Agrárias, da Saúde, Exatas e da Terra, Sociais Aplicadas, Engenharia, Linguística, Letras e Arte e Multidisciplinar. Antes de receberem os certificados e o prêmio, os primeiros colocados de cada área científica puderam expor resumidamente o conteúdo dos seus trabalhos.

 

Reconhecimento pelo esforço

Wallace Galhardi, aluno do 8º período da graduação em Biotecnologia do campus Rio de Janeiro, conquistou o primeiro lugar em Ciências Agrárias com o tema “Caracterização de Enterobacter Cloacae isolados de utensílios usados na alimentação de bebês em um lactário do Rio de Janeiro”. O aluno estava sob a orientação da professora de Microbiologia do campus Rio de Janeiro, Janaína dos Santos Nascimento, com colaboração de Marcelo Soares. O trabalho consistia, entre outras coisas, em observar e eliminar o potencial patógeno das bactérias que causam infecções em bebês que vivem em berçários e dependem de fórmulas alimentares para sobrevivência.

 

O aluno Wallace Galhardi em sua breve apresentação ao tema vencedor

 

O discente ficou surpreso com a conquista e acredita que a vitória foi ainda mais especial pois, apesar da pesquisa ser mais extensa do que o apresentado, trabalhou com a bactéria em questão o período inteiro. “Foi bastante legal porque eu não estava esperando esse resultado. Fico muito feliz com o reconhecimento”. Além disso, para Wallace, o trabalho foi enriquecedor e trará frutos para o futuro profissional. “A experiência foi ótima para o mercado de trabalho. Isso abre portas pois acabei aprendendo muito sobre o mercado de alimentos”.

O primeiro lugar na área Multidisciplinar foi destinado aos alunos do campus Paracambi Jony da Cruz e Paulo Victor Almeida. Os jovens, do 5° período do ensino Médio e Técnico em Mecânica Industrial, apresentaram o trabalho com o tema “Estudo para o potencial desenvolvimento de revestimento anti-incrustante ecologicamente sustentável para embarcações a partir de extratos de esponja marinha”.

Para Jony, a experiência foi importante em vários níveis. “A JIT me proporcionou uma visão de mundo muito melhor pois estou vendo a realidade fora das salas de aula. A pesquisa nos dá uma visão crítica e científica das coisas”, disse. Apesar de serem amigos desde o primeiro período, a distância fora do instituto foi uma dificuldade encontrada para a execução das pesquisas. Entretanto, o problema não foi motivo para desistirem. “O jeito era marcar de estudar e analisar os dados na escola mesmo”, disse Paulo Victor.

Os jovens se disseram perplexos com a vitória, pois sabiam que a competição seria com alunos de outros campi tanto do médio, quanto da graduação. “A gente veio para cá competindo com nosso campus inteiro, inclusive com superior, então ver nosso projeto vencendo foi uma surpresa”, explicou Jony, ainda desacreditado. “A gente vem descobrindo um mundo novo. Quando vem o primeiro prêmio, então, é muito bom”, finaliza Victor. Os estudantes foram orientados pelo professor de Biologia do campus Paracambi Rodrigo Cunha Vanick, com parceria do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cristiano Carvalho Coutinho.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS