Corrida de orientação é atividade de integração entre turmas

corrida de orientação

Com o objetivo de promover a integração das turmas dos primeiros anos dos cursos integrados, uma atividade de corrida de orientação foi realizada no dia 20 de abril, no campus Pinheiral. A professora responsável pela ação, Gabriela Conceição, explicou que o esporte consiste em percorrer um percurso predeterminado, descrito através de simbologia específica da modalidade, no menor tempo possível e com a ajuda de uma bússola.

A atividade contou com equipes formadas por integrantes de diferentes turmas. “Originalmente, a modalidade é individual, mas nessa atividade fizemos em equipe para que os alunos pudessem interagir mais”, explicou Gabriela. As equipes percorrem percursos pré-determinados nas trilhas interpretativas do Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) e em áreas adjacentes. A professora disse, ainda, que o objetivo da atividade foi avaliar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas de Educação Física sobre a modalidade de corrida de orientação.

Os estudantes também se envolveram na organização do evento. Dos 200 alunos participantes da atividade, 20 auxiliaram Gabriela em atividades como inscrição; largada e chegada com entrega; coleta de materiais e marcação de tempo. Além disso, o grupo de apoio atuou na premiação das equipes e na confecção dos percursos.

A apresentação da corrida de orientação na disciplina de Educação Física e o incentivo à prática do esporte tem gerados frutos. João Vitor dos Anjos, estudante do terceiro ano do curso Técnico em Meio Ambiente da unidade, foi campeão do Campeonato Brasileiro de Orientação. A competição aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 19 e 22 de abril.