Curso de cuidador de idosos em São Gonçalo

O campus São Gonçalo deu início em dezembro do ano passado ao curso de Cuidador de Idosos, que terá duração de 4 meses.

O profissional desta área  tem competência para ser o responsável por realizar os cuidados à pessoa idosa, dessa forma, ele deve atender as necessidades como: higiene, alimentação, remédios e etc. Destaca a professora Ângela Bittencourt, que coordena o curso.

“Nos dias de hoje, a profissão de cuidador de idosos está crescendo muito, devido a rotina corrida de muitas famílias no dia a dia, quando muitos familiares não possuem tempo para cuidar de uma pessoa idosa da família”. Relata a docente.

O cuidador pode passar o dia todo com o idoso e até dormir na casa da família; tudo depende do acordo que for feito com os familiares. O profissional deve dar banho, trocar fralda, se necessário, trocar a roupa, ajudar na hora de tomar os remédios e outros afazeres que devem ser determinados pela família.

Entre os 60 alunos da turma e com faixa etária média de 30 anos, o assunto cuidar da família é recorrente. A aluna Léa Virginia, de 51 anos, diz que sempre cuidou da mãe e com isso ela acabou decidindo fazer o curso exatamente por ter essa capacidade de lidar com as pessoas mais velhas. Ela destaca também a necessidade de ter um emprego, pois, segundo ela, o mercado hoje em dia exige mais qualificação.

O aluno Max Mauro, de 26 anos, é técnico de enfermagem e busca aumentar seu leque de habilidades quando se trata em cuidar dos idosos. “Escolhi fazer o curso de cuidador por sentir prazer em ajudar ao próximo. Eu também cuido dos meus sogros e isso me ajuda muito”, destaca Max.

Para a aluna Jaqueline Machado, de 40 anos e mãe de dois filhos, o curso de cuidador é uma oportunidade para arrumar um emprego, pois hoje ela só cuida de seus filhos e sente a necessidade em trabalhar. Para ela, o mercado de cuidador de idosos está crescendo, logo, ela busca se enquadrar para conseguir o emprego na área.