Curso de Formação - Educação em Sexualidade na Deficiência

A Profª Patrícia Schettert, docente do IFRJ, ministrará o Curso de Formação - Educação em Sexualidade na Deficiência, junto ao Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal, juntamente com as Professoras Isabel Chagas e Sofia Freire, ambas daquela universidade.

O curso será ministrado nos meses de março e abril de 2018 e é destinado a professores da Educação Básica e da Educação Especial.

A Profª Patrícia Schettert está no IFRJ desde 2010, é docente da área de saúde no campus Realengo e atualmente encontra-se realizando Estágio de Pós-Doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Patrícia diz que seu interesse na área de Sexualidade e Deficiência começou quando ainda era tutora do PET: Sexualidade. “Discutíamos a importância da formação dos profissionais em sexualidade”. Atualmente, a docente realiza seu pós-doutorado na área de inclusão e desenvolve pesquisa na formação da educação especial, o que, segundo ela, oportunizou a realização do curso.

Sobre a relevância da política de inclusão, Patrícia diz que na Europa encontra modelos aplicados em alguns países, que servem para a ampliação da discussão. “Portugal por exemplo, vem crescendo na implantação de uma educação inclusiva para as crianças e jovens com necessidades especiais. Hoje 97% deles se encontram em escolas regulares e somente 3% estudam em escolas especiais, entretanto, na formação dos professores da educação especial não existe a discussão sobre sexualidade, sendo que, as pessoas com deficiência são consideradas um dos grupos de maior risco para saúde sexual, assim, acreditamos que discutir a educação em sexualidade pode facilitar uma maior inclusão”.

A professora diz que este curso será o primeiro na Universidade de Lisboa em Sexualidade e deficiência, “Esperamos que possa vir a despertar um grande interesse deste tema nas escolas em Portugal, pois não muito diferente do Brasil também existe uma sociedade fechada e com muitos mitos e preconceito para estas questões”.

Mais informações: www. ie.ulisboa.pt