Curso de Libras faz sucesso no campus Volta Redonda

O campus Volta Redonda está oferecendo à comunidade (interna e externa) um curso de Libras gratuito. As aulas, que foram iniciadas no dia 11 de março, estão sendo disponibilizadas para três turmas (cada uma com 30 alunos) aos sábados, segundas e terças de cada semana. Todas as vagas oferecidas foram preenchidas e os organizadores do curso pretendem abrir novas turmas no próximo semestre.

A iniciativa do curso veio da tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Priscilla Kelly de Oliveira, que atua no campus como Coordenadora de Integração Escola – Empresa. Como intérprete, sua função é incentivar o estudo de Libras e preparar a comunidade para receber e interagir com os deficientes auditivos.

A Língua Brasileira de Sinais é composta por quatro módulos que vão de iniciantes (1º módulo) a avançado (4º módulo). No curso oferecido pelo Instituto, os alunos passarão apenas pelo 1º módulo. Dessa forma, só poderão atuar como intérpretes se derem continuação aos estudos.

Os alunos se mostraram interessados e com grandes expectativas sobre o curso. Muitos fazem parte da área educacional e relataram experiências que tiveram com surdos nas quais não conseguiram se comunicar, o que reforça a importância da aprendizagem de Libras. Alguns ainda manifestaram a vontade de serem intérpretes, tanto por demandas profissionais quanto por interesses pessoais.

Alunos treinando em dupla a lingua de sinais; Libras

Os alunos da turma de sábado praticaram, em duplas, o que foi ensinado

Silvânia Pereira, Assistente Social, pontuou a importância de saber lidar com todo o tipo de público: “Sempre tive um interesse muito grande por Libras pois envolve uma situação do cotidiano e, por isso, precisamos estar preparados”, disse.

Em uma das aulas, o aluno Paulo Henrique Rangel relatou que trabalha com Teatro e que a nova peça que está apresentando é produzida para surdos, em linguagem de sinais: “Decorar o texto em Libras não é difícil mas quero ir além. Quero aprender a conversar com as pessoas após o espetáculo”, explicou.

O curso tem o apoio da Coordenação de Extensão do campus e possui 40 horas de duração, com uma aula por semana para cada uma das três turmas, totalizando 16 aulas. Ao final, os alunos que obtiverem 75% de frequência nas aulas e 60% de rendimento na soma das avaliações teórica e prática que acontecerão nas duas últimas aulas, serão certificados. Os discentes aprenderão números, alfabeto, saudações, pronomes, lugares, e concluirão o curso com noções básicas de comunicação em Libras.