Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

Gestão Ambiental

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem como objetivo formar tecnólogos capacitados a avaliar impactos ambientais decorrentes das atividades humanas e planejar, desenvolver e gerenciar atividades de proteção e controle ambiental. O profissional formado terá conhecimento de técnicas de coleta, análise, tratamento e gerenciamento de recursos e resíduos e de legislação e normas ambientais. Estará preparado para promover a educação ambiental e desenvolver projetos que visem a reduzir os impactos ambientais, de modo a contribuir para o desenvolvimento sustentável: eficiência sócioeconômica associada à sustentabilidade ambiental. Ao concluir o curso, o egresso estará habilitado para trabalhar em empresas do setor produtivo, em órgãos públicos e em empresas de consultoria e de prestação de serviços que atuem nas áreas de tratamento de efluentes, de gerenciamento de resíduos, na implantação de sistemas de gestão ambiental, em laboratórios de análises ambientais, em trabalhos de pesquisa e em atividades junto a ONG's. Ecologia e poluição, química ambiental, gestão, controle e tratamento de resíduos e efluentes, geoprocessamento, saúde e segurança, gestão ambiental, ecologia industrial e economia ambiental, são alguns dos temas que norteiam as disciplinas em cada período do Curso.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Carla Bilheiro Santi
Portaria SERES/MEC Nº 136, DE 1º/03/2018
Rio de Janeiro - Tarde e Noite
6 períodos
  • Nome: Carla Bilheiro Santi
  • Contato: carla.santi@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:
  • Perfil do Coordenador:

Carla Bilheiro Santi possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Especialização em Políticas Territoriais do Estado do RJ pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Em 2011 ingressou no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). É membro do Conselho Acadêmico de Ensino de Graduação (CAEG) desde 2014 e do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental desde 2013. Foi vice coordenadora do curso de 2014 até 2016. Em maio de 2017 assumiu a coordenação deste curso.

Obteve projetos contemplados em editais internos como o edital PROCIÊNCIA - Programa de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Cultural IFRJ e PIBIC e do Programa de formação de Recursos Humanos na área de Petróleo, Gás, Energia e Biocombustíveis (PFRH) da Petrobras PFRH/PB26 em parceria com o IFRJ (Edital Interno 01/2012). Tem experiência na área de Geomorfologia e Geotecnologias.

Currículo na Plataforma Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0613490654929976