Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial

Produção Industrial

Compete ao Tecnólogo em Gestão da Produção Industrial a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados, bem como a especificação, a previsão e a avaliação dos resultados obtidos destes sistemas; que envolve recursos humanos, materiais e equipamentos. Sensibilidade às questões de qualidade, satisfação a clientes, confiabilidade metrológica e segurança & meio ambiente também são requisitos deste profissional, cujos conhecimentos especializados de Física, Matemática, Estatística, Informática e Metrologia revelam-se fundamentais em sua formação. De característica multidisciplinar, o curso é atualizado constantemente ao mercado e possui diferentes enfoques de estudo, mostrando-se em linha aos atuais padrões de Gestão. As disciplinas que o compõem permitirão ao formando atuar na Gestão de organizações de bens e serviços, assim como laboratórios de metrologia e indústrias em geral. O curso superior em Tecnologia da Gestão de Produção Industrial tem por objetivo formar tecnologistas com perfil gerencial para trabalhar nas indústrias do estado do Rio de Janeiro.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Paulo Roberto do Amaral Ferreira
Portaria SERES/MEC Nº 1.095 DE 24/12/2015
Nilópolis - Noite
Mínimo 5 semestres e máximo 9 semestres
  • Nome: Paulo Roberto do Amaral Ferreira
  • Contato: paulo.ferreira@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:
  • Perfil do Coordenador:

Conclusão da Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2011 e do Mestrado em Administração pelo Instituto COPPEAD - UFRJ em 2013. A área de especialização no Mestrado foi Negócios Internacionais. Atualmente cursando último ano do Doutorado na área de Negócios Internacionais, também no COPPEAD-UFRJ, com projeto de pesquisa abordando o tema “Investimentos Diretos Estrangeiros”.

Possuo 12 anos de experiência profissional na American Beverage Company, empresa multinacional sediada no Brasil, líder mundial no setor de bebidas, onde desempenhei diversas funções na área de produção, dentre elas, operador de produção, analista microbiológico, analista sensorial, analista físico-químico, e também na área de projetos, sendo responsável pela implantação do sistema Manufacturing Execution System nas fábricas do Estado do Rio de Janeiro e pelo treinamento de operadores, supervisores e gerentes no uso do sistema.

Atualmente, sou membro ativo da Academy of International Business (AIB), por meio do qual participo de encontros anuais e faço parte do quadro de revisores do periódico Journal Of International Business Studies, com fator de impacto 2,986. Adicionalmente, sou membro ativo do conselho executivo da seção Brasil da Latin American Studies Association (LASA) no mandato 2016-2018. Minha função na LASA é tesouraria.

Desde 2014, eu atuo profissionalmente como docente no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), unidade Nilópolis, no curso de Gestão da Produção Industrial. As disciplinas que ministro são gestão de projetos, gestão de custos e matemática financeira.

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1138974933321657