Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais

Jogos Digitais

O curso proposto possui o objetivo de formar um profissional de qualidade na área de jogos digitais. Possui um foco principal direcionado à programação de jogos digitais, ao mesmo tempo que oferece também uma boa diversidade de disciplinas em outras duas áreas igualmente importantes para a formação do profissional da área de jogos, que são: artes gráficas (design gráfico), e o game design. Oferece ainda disciplinas-chave de gestão e empreendedorismo, visando a formação de um profissional empreendedor, e que esteja apto a criar o seu próprio negócio. Também possui disciplinas complementares nas áreas de conhecimento científico (matemática e física) relacionadas ao desenvolvimento de jogos.

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Gabriel Aprigliano Fernandes
Portaria SERES/MEC N° 577 DE 09/06/2017
Engenheiro Paulo de Frontin - Manhã
Mínimo 6 semestres e máximo 11 semestres
  • Nome: Gabriel Aprigliano Fernandes
  • Contato:  gabriel.fernandes@ifrj.edu.br
  • Telefone: Direção de Ensino 24-2468-1852
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Sextas-Feiras de 7:30 às 15:30
  • Perfil do Coordenador:

Formado em Desenho Industrial pela UFRJ, com Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil (Sistemas Computacionais) pela COPPE. Durante 2007 e 2008 lecionou como professor substituto do curso de Desenho Industrial pela UFRJ, de 2010 a 2016 lecionou as disciplinas de arte 3D no curso de Design Gráfico pela Universidade Veiga de Almeida. Especialidades incluem design, animação, ilustração, desenvolvimento de aplicações multimídia, interfaces tangíveis e jogos digitais. Ampla experiência com aplicações de criação de conteúdo 3D (Blender, 3D Studio Max), ferramentas 2D (Pacote Adobe, GIMP), linguagens de programação (PHP, C++, C#, MAX Script, Java, Javascript, ObjectiveC, Action Script e outras) e engines/plataformas (Qt, Unity, UDK, Ogre, threeJS, iOS, Android). Pesquisador no campo Computação Gráfica com ênfase em Realidade Aumentada/Virtual Aplicada para o desenvolvimento de jogos para educação e entretenimento. Colaborador no laboratório VISGRAF/IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) desde 2011, participando em diversos projetos de computação gráfica e aplicações móveis. Desde de 2016 é Professor de Artes Gráficas do IFRJ, Campus Engenheiro Paulo de Frontin, no Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais.

Currículo na Plataforma Latteshttp://lattes.cnpq.br/4534855126474101