Logo IFRJ

Fisioterapia

Fisioterapia

O Curso de Bacharelado em Fisioterapia tem como objetivo formar o profissional Fisioterapeuta sensibilizado pelos princípios do Sistema Único de Saúde, capaz de intervir nas condições de saúde da população, tanto em caráter individual quanto coletivo, avaliando, diagnosticando, desenvolvendo, prevenindo, educando, tratando e recuperando funções e/ou disfunções, assim como restaurando a integridade de órgãos e sistemas corporais. 

Ao concluir o curso, o egresso poderá trabalhar em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, domicílios, centros de saúde, centros de reabilitação física, centros de convivência, nos Programas de Saúde da Família, em creches e escolas, nas instituições geriátricas, empresas, academias e clubes desportivos. Saúde da Criança, da Mulher, do Trabalhador e do Idoso são alguns dos temas que norteiam as disciplinas em cada período do Curso.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Elisa Van Eyken
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC Nº 136, DE 1º/03/2018
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Realengo - Integral
Duração do Curso: 
10 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
4.644 horas
Coordenação: 
  • Nome: Elisa Beatriz Braga dell’ Orto van Eyken
  • Contato: elisa.eyken@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:
  • Perfil do Coordenador: 

Elisa van Eyken possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Petrópolis – UCP (1987), Pós-Graduação lato Sensu em Fisioterapia Aplicada à Neurologia com Docência Superior pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (1996) e em Docência na Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). É mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá – UNESA (2007) e Doutora em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014).

Ingressou no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) em 2011, onde atua como docente no curso de Graduação em Fisioterapia. Em 2016 assumiu a coordenação do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, do qual é membro desde 2014. Participa da Comissão Local de Avaliação - CLA, desde 2015. Em abril de 2017, assumiu a coordenação deste curso.

Atua como parecerista Ad hoc dos projetos de pesquisa submetidos ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBICT-IFRJ). É membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Neurofuncional – ABRAFIN- Obteve projetos contemplados em editais internos como o edital PROCIÊNCIA - Programa de Incentivo à Produção Científica, Tecnológica e Cultural IFRJ e PIBIC, e editais FAPERJ para alunos de Iniciação Científica

Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5718089098888032

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO