Logo IFRJ

Licenciatura em Física - Nilópolis

Licenciatura em Física

O curso de Física, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Física para o Ensino Médio e Educação Profissional, com amplo domínio teórico e experimental do conteúdo específico de Física e da práxis pedagógica, criando profissionais reflexivos, competentes e críticos, capazes de promover o conhecimento científico e a disseminação da ciência.

Para além das atividades de ensino, o Licenciado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Com a devida formação continuada, poderá atuar em outros contextos onde se faça necessária a presença do Físico, como no segmento industrial, nuclear e médico.

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo IFRJ no campus Nilópolis.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Almir Guedes dos Santos
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC Nº 286 de 21/12/2012
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Nilópolis - Noite
Duração do Curso: 
Mínimo 08 semestres e Máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.065 horas
Coordenação: 

           Segunda-feira: 13h30min às 17h50min / 19h20min às 22h20min

           Quarta-feira: 13h às 17h50min

  • Perfil do Coordenador:  

Almir Guedes dos Santos é Mestre em Ensino de Física pela UFRJ (2012), Especialista em Educação Tecnológica pelo CEFET-RJ (2010) e Licenciado em Física pela UFRJ (2007). Doutorando do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (área de concentração: Ensino de Física) da USP. As linhas temáticas de interesse envolvem CTS, Educação Tecnológica, Ciência e Arte, Divulgação Científica, Formação de Professores e Avaliação do Ensino-Aprendizagem. 

Em 2011 ingressou no campus Nilópolis do IFRJ, onde tem atuado como docente do ensino médio técnico integrado de Química e Controle Ambiental e do ensino superior na Licenciatura em Física. Participou da comissão de revisão, reformulação e adequação do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Licenciatura em Física em 2015. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Física desde 2012 e da Equipe Organizadora dos Seminários da Licenciatura em Física desde 2013. Em outubro de 2012, assumiu a coordenação deste curso.

Atua como parecerista em congressos nacionais e internacionais em Ensino em Ciências e em Ensino de Física. Participa dos principais eventos da área de Ensino de Física (Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF, Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – EPEF, entre outros). Tem experiência como professor de nível médio da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro, professor supervisor do subprojeto Física do PIBID/UFRJ em escolas públicas (estaduais e federal), monitor de disciplinas experimentais no IF-UFRJ, tutor presencial no pré-vestibular social da Fundação CECIERJ, tutor presencial de Física da UFRJ e UAB (consórcio CEDERJ) e estudante de iniciação científica em Sismologia (Geofísica) no ON.

Currículo na Plataforma Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4266840D2

 

 

Fluxograma: 
Corpo Docente: 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO