Logo IFRJ

Licenciatura em Matemática - Volta Redonda

Licenciatura em Matemática

O curso de Matemática, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional; possibilitando ao graduando a aquisição de amplo domínio teórico, experimental e pedagógico da Matemática, além do desenvolvimento de postura investigativa, ética, crítica e capaz de produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos.

Para além das atividades de ensino, o graduado estará qualificado para o planejamento e gestão educacional, desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, atuação em atividades educacionais não escolares e pesquisa. Também, com a devida formação continuada poderá atuar em outros contextos onde se faça necessário este profissional, como no segmento securitário, previdenciário, financeiro, de pesquisa de mercado e industrial

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo IFRJ no campus Nilópolis.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Renata Arruda Barros
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC nº 1.095 de 24/12/2015
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Volta Redonda - Tarde / Noite
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres e máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.388,5 horas
Coordenação: 
  • Nome: Renata Arruda Barros
  • Contato: matemática.cvr@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:
  • Perfil do Coordenador: 

    A professora Renata Arruda Barros possui Mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense - UFF(2007) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2011).  É Bacharel em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2004) e Licenciada em Matemática pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2005). Atua como pesquisadora nas áreas de ensino de matemática, análise e álgebra.

    Em 2009, ingressou no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Foi membro do Conselho Acadêmico de Ensino de Graduação de 2009 até 2011 e do Conselho Superior de 2012 até 2014. É membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Matemática desde 2011, atuou como coordenadora da Especialização em Ensino de Ciências e Matemática de 2014 até 2016 e assumiu a coordenação da Licenciatura em Matemática em dezembro de 2016.

          Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1905063970917818

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS