Logo IFRJ

Licenciatura em Química - Nilópolis

Licenciatura em Química

O curso de Química, Licenciatura, objetiva a formação do Professor de Química para o Ensino Médio e Educação Profissional; possibilitando a aquisição de amplo domínio teórico, experimental e pedagógico da Química, além do desenvolvimento de postura investigativa, ética, crítica e capaz de produzir e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos.

Para além das atividades de ensino, o Licenciado em Química estará qualificado para atuar no planejamento e gestão educacional, no desenvolvimento ou aperfeiçoamento de materiais didáticos e recursos tecnológicos para o ensino, em atividades educacionais não escolares e em atividades específicas dos profissionais Químicos, conforme regulamentação profissional, nos diferentes segmentos da economia.

O concluinte poderá prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação lato sensu e/ou stricto sensu, como o Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, oferecido pelo campus Nilópolis ou o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, oferecido pelo campus Maracanã.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

Coordenador: 
Michelle Costa da Silva
Ato Autorizativo: 
Portaria SERES/MEC nº 1.095 de 24/12/2015
Critérios de Seleção: 
SiSu / Transferências Externa e Interna / Portador de Diploma
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Nilópolis - Noite
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres e máximo 15 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
3.226,5 horas
Coordenação: 
  • Nome: Michelle Costa da Silva
  • Contatolicquimica.cnil@ifrj.edu.br 
  • Telefone de Contato: (21) 3236-1852
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes: Terças e sextas, das 14h às 18h, e das 21h às 22h
  • Perfil do Coordenador: 

A coordenação do Curso de Licenciatura em Química, Campus Nilópolis, é renovada a cada dois anos por eleição entre seus pares. A atual coordenadora do curso é a Professora Michelle Costa da Silva, que obteve o título de Doutora em Química pelo Programa de Pós Graduação em Química da Universidade Federal Fluminense (2020), Mestrado em Ciências, Química, pelo Programa de Pós Graduação em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Especialização em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e graduação em Química com Atribuição Tecnológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atua como professora EBTT no IFRJ desde 2007, atuando principalmente nos seguintes temas: Química Analítica, Quimiometria e Ensino de Química.

          Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/2348935521715137

 

Fluxograma: 
Corpo Docente: 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS