Logo IFRJ

Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

O Curso de Graduação em Terapia Ocupacional tem como objetivo a formação de profissionais competentes, críticos e capazes de articular reflexivamente recursos terapêuticos (artísticos, lúdicos e tecnológicos) com os princípios do Sistema Único de Saúde. O Terapeuta Ocupacional tem sua ação orientada para a emancipação e autonomia de indivíduos e/ou grupos populacionais com problemáticas específicas nas áreas de desempenho ocupacional (trabalho, lazer e atividades de vida diária).
Ao concluir o curso, o egresso poderá trabalhar em hospitais, ambulatórios, consultórios e domicílios, centros de saúde, centros de reabilitação física, centros de atenção psicossocial, centros de convivência; nos Programas de Saúde da Família, em comunidades, em creches e escolas; nas instituições geriátricas, penais, de ação sócio-educativa; em ONG, empresas e em projetos de ações sociais e/ou culturais. Saúde da Criança, da Mulher, do Trabalhador e do Idoso são alguns dos temas que norteiam as disciplinas em cada período do Curso.

 

OBS: Está Previsto em CALENDÁRIO ACADÊMICO, aulas aos sábados pela manhã.

 

Coordenador: 
Márcia Cristina de Araújo Silva
Ato Autorizativo: 
Reconhecimento - Portaria SERES/MEC nº 305 de 27/12/2012
Critérios de Seleção: 
Sisu / Transferências Externa e Interna / Reingresso
Modalidade: 
Presencial
Campus e Turno: 
Realengo - Integral
Duração do Curso: 
Mínimo 8 semestres
Periodicidade Letiva: 
Semestral
Carga Horária: 
4.023 horas
Coordenação: 
  • Nome: Márcia Crisitna de Araújo Silva
  • Contatoterapiaocupacional.creal@ifrj.edu.br
  • Dias e Horários de atendimento aos estudantes:
  • Perfil do Coordenador: 

    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2008). Possui Mestrado (2015) em Ciências, pelo programa de pós-graduação Pesquisa Clínica Aplicada do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Fernandes Figueira/FIOCRUZ. Em 2011 ingressou no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e é docente no curso de Terapia Ocupacional. Possui experiência em Terapia Ocupacional com ênfase no Desenvolvimento Infantil, Disfunções Neurológicas da criança, adulto e idoso, Atenção Básica e Inclusão Escolar. Já atuou na coordenação de extensão do campus Realengo e é parecerista Ad hoc dos projetos de extensão submetidos ao Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBIEX-IFRJ).

          Currículo na Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5871061894636954

Fluxograma: 
Projeto Pedagógico do Curso: 
Corpo Docente: 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO