Link para o portal do IFRJ. Link para a página do Outubro Rosa Logo IFRJ

Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade

Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade
Informações Gerais: 

A proposta do curso de especialização em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade é tratar o desenvolvimento de forma multidimensional, a partir das dotações geográficas dos territórios e pela ocupação e evolução histórica, com o objetivo de contribuir para o avanço do conhecimento sobre a realidade social, econômica, política e ambiental das regiões de atuação do IFRJ, sobretudo no Sul Fluminense, e, através do apoio técnico, científico e educativo, contribuir para o seu desenvolvimento.

Público Alvo

Dada a natureza multidisciplinar do curso, o seu público alvo é formado por profissionais graduados em cursos que englobem Ciências Agrárias, Ciências Ambientais, Ciências Humanas e Sociais ou Engenharias, bem como outros profissionais graduados que atuem em áreas afins ao perfil do curso.

Coordenação do Curso: Prof.ª Drª. Juliana de Oliveira Tostes

Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) /Campus: Pinheiral. Rua José Breves, 550, Centro
Pinheiral – RJ. CEP: 27197-000. Telefone: (24) 3356-8200

Horário do Curso: terça e quintas-feiras, das 18h às 22h (regular); sábados, das 09h às 13h (eventual)

E-mail: drs.cpin@ifrj.edu.br

Carga Horária do Curso: 390 horas

Portaria de Regulamentação do Curso: Resolução Nº 20 do Consup de 21/06/2017

Processo Seletivo: 
Linhas de Projetos: 

A Especialização em Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade está organizada em duas linhas de pesquisa, cada uma apresentando dois projetos associados, a saber:

Linha de pesquisa 1: Desenvolvimento Regional, Relações Sociais e Sustentabilidade. 

Projeto 1: Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente

Projeto 2: Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

 

Linha de pesquisa 2: Técnicas e Metodologias Aplicadas ao desenvolvimento Regional.

Projeto 1: Gestão em agronegócios e desenvolvimento rural

Projeto 2: Técnicas e metodologias aplicadas a análises ambientais.

Corpo Docente: 

Docente

Currículo Resumido

Link Lattes

 

 

 

Marcelo Santos de Souza

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro. Diretor de Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação e Inovação do IFRJ-Campus Pinheiral. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Desenvolvimento Rural, Extensão Rural, Administração e Economia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento rural e agroecologia.

 

 

 

http://lattes.cnpq.br/9807346145038231

 

 

 

Rafael Monteiro de Castro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Possui mestrado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). É doutorando no programa de Pós-graduação Lógica Metafísica (PPGLM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente no tema referente à verdade e o erro dentro do sistema cartesiano. É professor de filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). E também é integrante do grupo de pesquisa Interdisciplinar de Estudo de Culturas e Linguagens (IECL), no qual trabalha dentro da linha de pesquisa Cultura e Direitos Humanos.

 

 

 

http://lattes.cnpq.br/9439170161568198

 

 

Juliana de Oliveira Tostes

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento e meio ambiente.

 

 

http://lattes.cnpq.br/8084711866325609

 

 

 

 

Vinícius Carvalho Lima

É professor de sociologia do quadro permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Graduado e licenciado em Ciências Sociais (IFCS), especialista em Ensino de Sociologia (FE) e mestre em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência em pesquisa nas áreas de ensino de sociologia e sociologia urbana, atuando nas seguintes temáticas: história da sociologia, institucionalização da sociologia no Brasil, ação social coletiva, política cultural, juventude, periferia urbana e movimentos sociais

 

 

 

 

http://lattes.cnpq.br/5193625593723187

 

João Carlos Escosteguy Filho

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é tutor a distância da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

 

http://lattes.cnpq.br/5007228581423386

 

 

 

 

Cristiana do Couto Miranda

Bióloga Licenciada em Ciência Biológicas (2002) Bacharel em Ecologia (2003) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Mestre em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005). Doutora em Ciências Ambientais e Florestais pela UFRuralRJ (2012). Atualmente é Professora efetiva e Coordenadora de Pesquisa do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro - Campus Pinheiral). Integrante do Comitê Técnico de Bacias hidrográficas do Médio Paraíba. Tem experiência em Biologia, com ênfase em Ecologia e Conservação da Natureza, atuando principalmente nos seguintes temas: Meio Ambiente, restauração ecológica, fragmentação florestal, bacias hidrográficas, geoprocessamento, ciclagem de nutrientes.

 

 

 

 

http://lattes.cnpq.br/9409625146753650

 

 

 

Marcelo Carazo Castro

Possui graduação em Engenharia Agrícola (1992) e em Engenharia de Agrimensura (1995), ambos pela Universidade Federal de Viçosa, e mestrado em Engenharia Agrícola na área de concentração em Irrigação e Drenagem (2001) pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) campus Pinheiral. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, atuando principalmente em irrigação e topografia.

 

 

 

http://lattes.cnpq.br/9281857888927051

 

 

 

 

Marcos Fábio de Lima

Médico Veterinário pela UFRRJ. Mestre em Produção Animal pela UENF. Doutor em Zootecnia pela UFRRJ. Participou de Programas de Atualização em Produção e Sanidade Avícola na University of Georgia (2010) e na North Carolina State University (2012). Atuou como Gerente de Nutrição e Controle de Qualidade em industrias avícolas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Atualmente é professor efetivo do Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Pinheiral. Atua como Presidente do Comitê Estadual de Sanidade Avícola do Estado do Rio de Janeiro (COESA/RJ) desde 2012. É Coordenador do Curso Técnico em Agropecuária do IFRJ campus Pinheiral.

 

 

 

 

http://lattes.cnpq.br/9561507333624761

 

Viviane Espírito Santo Rodrigues

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Especialista em Gestão e Controle Ambiental pela Universidade Gama Filho (2009). Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004/2005).

 

http://lattes.cnpq.br/4149943676278709

 

 

 

Raquel Pereira de Souza

Possui graduação em Ciências econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2001) e mestrado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado em Desenvolvimento Econômico na Unicamp (2011. Atualmente é professora da Universidade Federal Fluminense no Departamento de Engenharia do Agronegócio. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, comércio internacional, cadeias produtivas e desenvolvimento rural.

 

 

 

http://lattes.cnpq.br/4763515965991411

Trabalhos de Conclusão de Curso: 

Em construção

Eventos: 

Em construção

Normas do Curso: 

Em construção

Calendário: 

ASSUNTOS

SERVIÇOS

REDES SOCIAIS

NAVEGAÇÃO